Manuel Correia de Andrade e a economia política do Nordeste

Autores/as

  • Cícero Péricles de Oliveira Carvalho Universidade Federal de Alagoas – UFAL

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2014.95

Palabras clave:

Nordeste, Economia regional, Manuel Correia de Andrade.

Resumen

Este artigo apresenta a contribuição teórica de Manuel Correia de Andrade à análise econômica da região Nordeste. Com uma obra numerosa – livros, artigos, relatórios e entrevistas – elaborada em mais de meio século de atividade intelectual, Manuel Correia foi o mais importante estudioso do “mosaico nordestino”. Neste trabalho, a obra do pesquisador é dividida em três partes para efeito de exposição: a) o conjunto dos livros didáticos, construído entre 1952 e 1963; b) o livro A Terra e o Homem no Nordeste (1963), seu trabalho mais conhecido, e um marco na economia política da região; c) e o conjunto de seus livros de análise regional, escritos nos anos posteriores, quando dá prosseguimento aos seus estudos sobre o Nordeste.

Biografía del autor/a

Cícero Péricles de Oliveira Carvalho, Universidade Federal de Alagoas – UFAL

Possui graduação em Economia pela Universidade Federal de Alagoas (1985), mestrado em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (1992) e doutorado em Economia pela Universidad de Córdoba - Espanha (1997). Autor de dois livros sobre economia regional; "Economia Popular - uma via de modernização para Alagoas" (6a ed. 2014) e "Reestruturação produtiva da agroindústria sucroalcooleira" (3a ed. 2009). Professor do Programa de Mestrado em Economia Aplicada/UFAL e do Programa de Mestrado em Geografia/IGDEMA-UFAL. Membro do Conselho Superior da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Alagoas (FAPEAL).

Publicado

2016-04-27

Cómo citar

Carvalho, C. P. de O. (2016). Manuel Correia de Andrade e a economia política do Nordeste. Revista Econômica Do Nordeste, 45(2), 6–16. https://doi.org/10.61673/ren.2014.95

Número

Sección

Artigos