INSTITUIÇÕES E CRESCIMENTO: UMA ANÁLISE PARA OS MUNICÍPIOS DE MINAS GERAIS

Autores/as

  • Suzana Quinet Bastos Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF https://orcid.org/0000-0002-8080-1486
  • Hilton Manoel Dias Ribeiro UFJF/GV
  • Ana Maria Hermeto CEDEPLAR/UFMG
  • Juliana Bento Andrade UFJF

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2019.971

Palabras clave:

Instituições. Crescimento econômico. Indicador Institucional. Análise de Correspondência.

Resumen

Considerando a importância das instituições, o estudo objetiva analisar a associação entre instituições e crescimento econômico para os municípios de Minas Gerais. Para este fim, criou-se um indicador institucional, através do método de Análise Fatorial. Os dados são da MUNIC para 2013, 2014 e 2015. Para captar esta relação foi realizada a Análise de Correspondência entre o indicador institucional, o PIB per capita e o Gasto público total per capita. Os resultados demonstram uma associação entre os valores altos do indicador com valores altos do PIB per capita, assim como, uma associação dos valores baixos do indicador institucional, do PIB per capita e do Gasto público total per capita.

Biografía del autor/a

Suzana Quinet Bastos, Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

Suzana Quinet de Andrade Bastos é Professora Titular da Faculdade de Economia da Universidade Federal de Juiz de Fora, onde atua na graduação e na pós-graduação, lecionando cursos na área de Economia Regional e Urbana. Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1981), Especialização em Economia Industrial pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1983), Mestrado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000) e Doutorado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). Sua principal linha de pesquisa inclui-se no campo do desenvolvimento econômico, com especial interesse nos seguintes temas: Economia Regional e Urbana, Desenvolvimento Econômico Local, Economia de Serviços, Economia da Saúde, Demografia Econômica, Economia Institucional, Rede de Cidades, Arranjos Produtivos Locais, Minas Gerais, Zona da Mata e Juiz de Fora. Bolsista de Produtividade Cnpq e Pesquisador do Estado de Minas Gerais

Hilton Manoel Dias Ribeiro, UFJF/GV

Doutor em Economia pela Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF. Mestre em Economia pela Universidade Federal de Viçosa - UFV. Especialista em Gestão Pública pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Atualmente é Coordenador do Grupo de Pesquisa Econúcleo - Estudos Socioeconômicos e Professor Adjunto no Departamento de Economia da Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF/Campus GV. Experiência em políticas públicas na área de inovação e desenvolvimento regional em Minas Gerais. Interessado em pesquisas nas áreas de Economia Institucional, Regional, Economia Mineira, Inovação e Políticas Públicas.

Ana Maria Hermeto, CEDEPLAR/UFMG

Possui graduação em ECONOMIA pela Universidade Federal de Minas Gerais (1990), mestrado em Demografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1997) e doutorado em Demografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002). Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Demografia Econômica, Economia Social e Métodos Quantitativos, com ênfase em Estratificação Social, Avaliação de Políticas Públicas e Microeconometria Aplicada.

Juliana Bento Andrade, UFJF

Economista

Publicado

2019-10-09

Cómo citar

Bastos, S. Q., Ribeiro, H. M. D., Hermeto, A. M., & Andrade, J. B. (2019). INSTITUIÇÕES E CRESCIMENTO: UMA ANÁLISE PARA OS MUNICÍPIOS DE MINAS GERAIS. Revista Econômica Do Nordeste, 50(3), 175–190. https://doi.org/10.61673/ren.2019.971

Número

Sección

Artigos