DETERMINANTES DA DEMANDA DE TURISMO INTERNACIONAL DO BRASIL: UMA ANÁLISE GRAVITACIONAL NO PERÍODO DE 2000 A 2015

Autores/as

  • Edson Roberto Vieira Universidade Federal de Goiás
  • Andréa Freire de Lucena Universidade Federal de Goiás
  • Antônio Marcos de Queiroz Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2019.974

Palabras clave:

Setor de Turismo Brasileiro, Demanda Internacional de Turismo, Modelo Gravitacional, Estimador PPML

Resumen

O setor de turismo é responsável por cerca de 9,0% do PIB e do total de empregos gerados no Brasil. As comparações internacionais indicam que há capacidade para o crescimento do turismo brasileiro no tocante à demanda de turismo internacional. O objetivo deste artigo é analisar os principais determinantes da demanda de turismo internacional do Brasil no período 2000-2015. Para tanto, foi estimado um modelo gravitacional por meio do método Poisson Pseudo-Maximum-Likelihood - PPML. O modelo utilizado comprova a importância de variáveis gravitacionais, tais como a contiguidade e a distância geográfica na explicação da demanda de turismo internacional do Brasil. Os resultados encontrados também sugerem que o tamanho do mercado e a renda dos países que enviam turistas para o Brasil constituem os importantes determinantes dessa demanda seguidos do grau de abertura da economia brasileira.

Biografía del autor/a

Edson Roberto Vieira, Universidade Federal de Goiás

Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas (FACE)

Área: Ciências Econômicas

Andréa Freire de Lucena, Universidade Federal de Goiás

Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas (FACE)

Área: Ciências Econômicas

Antônio Marcos de Queiroz, Universidade Federal de Goiás

Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas (FACE)

Área: Ciências Econômicas

Publicado

2019-12-20

Cómo citar

Vieira, E. R., de Lucena, A. F., & de Queiroz, A. M. (2019). DETERMINANTES DA DEMANDA DE TURISMO INTERNACIONAL DO BRASIL: UMA ANÁLISE GRAVITACIONAL NO PERÍODO DE 2000 A 2015. Revista Econômica Do Nordeste, 50(4), 97–114. https://doi.org/10.61673/ren.2019.974

Número

Sección

Artigos