Infraestrutura turística no Nordeste: uma análise de projeção de impactos do Programa de Desenvolvimento do Turismo no Nordeste – PRODETUR/NE II

Autores/as

  • Francisca Diana Ferreira Viana Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP
  • Edson Paulo Domingues Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
  • Clélio Campolina Diniz Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2014.98

Palabras clave:

Equilíbrio Geral Computável, Imagem – B, Prodetur Ne II.

Resumen

Fazendo uso de um modelo de Equilíbrio Geral Computável (EGC), o presente artigo teve por objetivo simular os impactos da segunda fase do Programa de Desenvolvimento do Turismo no Nordeste – Prodetur/Ne II. O modelo EGC utilizado foi o Integrated Multi-Regional Applied General Equilibrium Model for Brazil (IMAGEM-B), desenvolvido pelo Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (Cedeplar) para analisar questões como políticas de planejamento econômico, investimento em infraestrutura, comércio e questões ambientais. Os resultados obtidos por meio das simulações mostraram que o Prodetur/Ne II traria resultados positivos tanto no que se refere ao Produto Interno Bruto quanto ao Emprego da Região Nordeste.

Biografía del autor/a

Francisca Diana Ferreira Viana, Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (2003), mestrado em Economia pelo Instituto de Economia da Universidade Federal de Uberlândia (2006) e Doutorado em Economia (2010) pelo Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (CEDEPLAR) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente é Professora do curso de Engenharia de Produção da Universidade Federal de Ouro Preto e do Programa de Mestrado em Economia Aplicada do Departamento de Ciências Econômica e Gerenciais (DECEG/UFOP), atuando também como colaboradora do Departamento de Gestão Pública do Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD/UFOP). É coordenadora do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Desenvolvimento Econômico e Social (NEPEDES) e Subcoordenadora de Ensino e Extensão do Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição do Escolar de Minas Gerais (CECANE/UFOP). Tem como áreas de interesse: Economia Internacional, com ênfase em relações comerciais, Economia Regional, com ênfase em Desenvolvimento Local, Economia do Turismo, Agricultura Familiar e Economia Solidária.

Edson Paulo Domingues, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Professor Associado do Departamento de Ciências Econômicas; Pesquisador do Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (CEDEPLAR) ? Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Presidente da Associação Brasileira de Estudos Regionais (ABER). Bolsista de Produtividade em Pesquisa (CNPq) e Bolsista do Programa Pesquisador Mineira (PPM-Fapemig). Coordena o Curso de Graduação em Ciências Econômicas da UFMG. Graduado em Economia pela Universidade de São Paulo (1995), mestre em Economia de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas - SP (1998) e Doutor em Economia pela Universidade de São Paulo (2002), com Doutorado-sanduíche na Universidade de Illinois Urbana-Champaign (2000-01). Tem experiência na área de Economia Aplicada, com ênfase em modelos de equilíbrio geral computável, atuando principalmente nos seguintes temas: economia regional, economia do meio ambiente, mudanças climáticas, e políticas comerciais e tributárias. Parecerista da Papers in Regional Science, Energy Economics, Energy Policy, Climate Policy, Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos, Revista de Economia e Sociologia Rural, Pesquisa e Planejamento Econômico, Nova Economia e Estudos Econômicos.

Clélio Campolina Diniz, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1970), graduação em Engenharia de Operação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1967), especialização em Especialización Desarollo y Planificación pelo Instituto Latinoamericano de Planificacion Económica y Social (1971), mestrado em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas (1978), doutorado em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas (1987) e pos-doutorado pela University Of Rutgers (1991). Visiting Fellow da London School of Economics and Political Science (Janeiro-Julho de 2015). Ex-Diretor da Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG, Ex-Diretor Presidente do BHTEC - Parque Tecnológico de Belo Horizonte, Ex-Coordenador da área de economia e membro do CTC da CAPES e Ex-Presidente da Câmara de Ciência Sociais Aplicadas da FAPEMIG . É Professor Emérito da FACE-UFMG, atuando principalmente nos seguintes temas: economia regional, desenvolvimento econômico, economia da tecnologia, economia brasileira e economia de Minas Gerais. Possui mais de 100 trabalhos publicados no Brasil e no exterior. Reitor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mandato março de 2010 a março de 2014. Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação (Março a Dezembro de 2014).

Publicado

2016-04-27

Cómo citar

Viana, F. D. F., Domingues, E. P., & Diniz, C. C. (2016). Infraestrutura turística no Nordeste: uma análise de projeção de impactos do Programa de Desenvolvimento do Turismo no Nordeste – PRODETUR/NE II. Revista Econômica Do Nordeste, 45(2), 54–69. https://doi.org/10.61673/ren.2014.98

Número

Sección

Artigos