INDÚSTRIA DE BEBIDAS NÃO ALCOÓLICAS
Resumo: A indústria de bebidas não alcoólicas vem apresentando crescimento da produção e das vendas nos últimos anos, anos, tanto em nível nacional, como em nível global. Especialmente após a pandemia da Covid-19 houve mudanças importantes no comportamento do consumidor, que devem se manter no médio e longo prazo, como a busca por bebidas que trazem maiores benefícios (ou menores malefícios) à saúde e a valorização de marcas que explicitamente aderem às questões vinculadas à sustentabilidade. As vendas de bebidas não alcoólicas no Brasil tiveram um crescimento médio anual (CAGR) de 7,0% nos últimos cinco anos, enquanto a produção cresceu em um ritmo menor, de 2,7%. As expectativas são de que o mercado brasileiro continue crescendo nos próximos anos (até 2028), em torno de 3,0% (CAGR) ao ano. Em termos globais, o crescimento deve ser bem maior, acima de 10% ao ano até 2029. Os investimentos e financiamentos das empresas do setor deverão ser direcionados a projetos que envolvam a adaptação às novas necessidades em termos de mix e embalagens, bem como o aproveitamento de nichos específicos de mercado e a modernização de processos produtivos, especialmente aquelas que impliquem a racionalização do consumo de insumos, tais como água e energia.
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Outras análises: Caderno Setorial ETENE