MICROCRÉDITO, TRABALHO E A DUALIDADE: EXAMINANDO A LITERATURA PARA AVALIAR O CREDIAMIGO

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.61673/ren.2019.1070

Mots-clés :

Microfinança. Downscaling. Inclusão. Exclusão. Comoditização de Laços Sociais.

Résumé

A presente revisão de literatura tem como intuito avaliar as experiências de microcrédito, com o foco no Programa Crediamigo. Segue uma metodologia bibliográfica com vistas a realização de uma avaliação contextual da engenharia microcreditícia e do Programa em particular. Para tanto: se examina, primeiramente, o modelo do Grameen Bank; em seguida as nuances de replicação na Ásia e na América Latina; posteriormente, as experiências brasileiras; e, finalmente, o Crediamigo. Como considerações finais apresenta limites e possibilidades que apontam para um cenário marcado pela dualidade ao mesmo tempo que tem desconstruído dicotomias.

Téléchargements

Biographie de l'auteur-e

Raul da Fonseca Silva Thé, Universidade Estadual do Ceará.

Mestre em Sociologia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Pesquisador associado ao Laboratório de Conflitualidade e Violência (Covio/UECE).

Téléchargements

Publié-e

2019-10-09

Comment citer

Thé, R. da F. S. (2019). MICROCRÉDITO, TRABALHO E A DUALIDADE: EXAMINANDO A LITERATURA PARA AVALIAR O CREDIAMIGO. Revista Econômica Do Nordeste, 50(3), 9–22. https://doi.org/10.61673/ren.2019.1070

Numéro

Rubrique

Revisões de literatura