COMPLEMENTARIEDADE E SUBSTITUTABILIDADE NA ADOÇÃO DE AGRICULTURA DE PRECISÃO POR PRODUTORES DE SOJA EM GOIÁS E DF

Autores

  • Heverton Eustáquio Pinto Doutorando em Agronegócio no Programa de Pós-Graduação em Agronegócio da Universidade Federal de Goiás.
  • Érica Basílio Tavares Mestranda em Agronegócio no Programa de Pós-Graduação em Agronegócio da Universidade Federal de Goiás.
  • Marcelo Dias Paes Ferreira Professor Adjunto da Escola de Agronomia da Universidade Federal de Goiás, Programa de Pós-Graduação em Agronegócio e Programa de Pós-Graduação em Economia. http://orcid.org/0000-0001-6850-078X
  • Sônia Milagres Teixeira Professora Titular da Escola de Agronomia da Universidade Federal de Goiás, Programa de Pós-Graduação em Agronegócio.

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2020.1083

Palavras-chave:

Amostra de Solo em Grade, Sensoriamento Remoto, Mapa de Produtividade, Tobit

Resumo

O presente trabalho buscou discutir o processo de adoção de tecnologias de diagnóstico do solo como parte do pacote de tecnologias em agricultura de precisão pelos produtores de soja em Goiás e Distrito Federal. Utilizou-se o modelo Tobit para estimar modelos do tempo de adoção de tecnologias de diagnóstico, quantificando a complementariedade e substitutabilidade entre elas tecnologias a partir do efeito escala pela análise do uso de tecnologia precedente e a sua interação com tamanho da propriedade. A adoção de tecnologias de diagnósticos aponta uma relação que favorece a substituição entre Amostra de Solo em Grade e Sensoriamento Remoto em propriedades acima de 450 hectares. Contudo, ao analisar a adoção daquelas com a tecnologia de Mapa de Produtividade, o processo de adoção se mostra complementar. Para que haja melhor difusão tecnológica em agricultura de precisão, especialmente em diagnósticos de solo na região entre os produtores de soja, é necessário que o poder público e agentes privados levem em consideração a escala da propriedade, a presença de infraestrutura tecnológica de comunicação, bem como fornecimento de pacotes tecnológicos para a adoção.

Biografia do Autor

Heverton Eustáquio Pinto, Doutorando em Agronegócio no Programa de Pós-Graduação em Agronegócio da Universidade Federal de Goiás.

Bacharel em Ciências Econômicas (Faculdades Alves Faria), Mestre em Agronegócio pela Universidade Federal de Goiás.Bacharel em Ciências Econômicas (Faculdades Alves Faria), Mestre em Agronegócio pela Universidade Federal de Goiás

Érica Basílio Tavares, Mestranda em Agronegócio no Programa de Pós-Graduação em Agronegócio da Universidade Federal de Goiás.

Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade do Estado de Mato Grosso.

Marcelo Dias Paes Ferreira, Professor Adjunto da Escola de Agronomia da Universidade Federal de Goiás, Programa de Pós-Graduação em Agronegócio e Programa de Pós-Graduação em Economia.

Bacharel em Gestão do Agronegócio pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), Mestre e Doutor em Economia Aplicada pela UFV.

Sônia Milagres Teixeira, Professora Titular da Escola de Agronomia da Universidade Federal de Goiás, Programa de Pós-Graduação em Agronegócio.

Bacharel em Matemática pela Universidade Federal de Viçosa, Mestra em Economia Rural pela University of Wisconsin - Madison, Doutorado em Economia Rural pela Purdue University.

Downloads

Publicado

2021-01-06

Como Citar

Pinto, H. E., Tavares, Érica B., Ferreira, M. D. P., & Teixeira, S. M. (2021). COMPLEMENTARIEDADE E SUBSTITUTABILIDADE NA ADOÇÃO DE AGRICULTURA DE PRECISÃO POR PRODUTORES DE SOJA EM GOIÁS E DF. Revista Econômica Do Nordeste, 51(3), 145–160. https://doi.org/10.61673/ren.2020.1083

Edição

Seção

Artigos