CLUSTERIZAÇÃO DOS MUNICÍPIOS DO PIAUÍ COM PLANOS DIRETORES

Autores

  • Évilly Carine Dias Bezerra Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
  • Jaíra Maria Alcobaça Gomes Universidade Federal do Piauí (UFPI).

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2020.1085

Palavras-chave:

Planejamento. Economia. Análise de agrupamento.

Resumo

Pretende-se verificar se os municípios que possuem Plano Diretor no Piauí podem ser agrupados levando-se em consideração aspectos demográficos, econômicos, sociais e ambientais. Este conhecimento seria relevante para futuros planejamentos integrados entre os municípios. Para tanto, foram coletados dados no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e no Atlas Brasil para os anos de 2000 e 2010, e utilizou-se a técnica multivariada: análise de agrupamento. Concluiu-se que a capital do estado, Teresina, tem um comportamento de destoante frente aos demais municípios piauienses na formação dos agrupamentos.

Biografia do Autor

Évilly Carine Dias Bezerra, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Mestranda em Economia e Desenvolvimento pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Jaíra Maria Alcobaça Gomes, Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Doutora em Economia Aplicada pela ESALQ/USP. Professora do Departamento de Ciências Econômicas e dos PPG’s em Políticas Públicas e em Desenvolvimento e Meio Ambiente da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Downloads

Publicado

2021-03-31

Como Citar

Bezerra, Évilly C. D., & Gomes, J. M. A. (2021). CLUSTERIZAÇÃO DOS MUNICÍPIOS DO PIAUÍ COM PLANOS DIRETORES. Revista Econômica Do Nordeste, 51(4), 101–120. https://doi.org/10.61673/ren.2020.1085

Edição

Seção

Artigos