INTERAÇÃO PESQUISA E EXTENSÃO NOS CENTROS DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL: PROPOSIÇÃO DE CRITÉRIOS PARA IMPLANTAÇÃO DE PROJETOS
DOI:
https://doi.org/10.61673/ren.2023.1373Palavras-chave:
Universidades, Desenvolvimento Regional, Extensão Universitária, Inovação, Centro de Desenvolvimento Regional.Resumo
As universidades possuem múltiplos papeis, cuja base advém do conhecimento e aprendizagem. Outrossim, elas podem influenciar diretamente a adoção de inovações, constituindo-se em peças fundamentais para o desenvolvimento nacional e regional. Visando consolidar o papel da universidade ao desenvolvimento regional, foi criado o programa dos Centros de Desenvolvimento Regional (CDR). O intuito era alavancar o desenvolvimento regional brasileiro, utilizando as Instituições de Ensino Superior (IES) e a movimentação dos atores locais para a composição de carteiras de projetos, que utilizem o conhecimento e busquem melhorar a vida da sociedade. A iniciativa CDR, ainda em fase piloto, necessita de aperfeiçoamentos, inclusive na seleção e implementação. O objetivo deste trabalho é propor medidas de avanço na metodologia de seleção e implementação do CDR, na proposição de critérios para as regiões de atuação e para a definição das carteiras de projetos. Nessa perspectiva, é proposta uma metodologia que analisa os dados do Diretório de Grupos de Pesquisa (DGP) do Censo 2016 em três dimensões e indicadores. Os resultados principais mostram que a análise dos grupos de pesquisa é uma fonte de dados de extrema relevância para o CDR, uma vez que permite inferir com mais acurácia a potencialidade dos projetos em cada região.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Econômica do Nordeste
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.