A Heterogeneidade do Crescimento Econômico das Unidades Federativas Brasileiras (2000-2007)

Autores

  • Amarildo Hersen Universidade Estadual do Centro-Oeste - Unicentro
  • Jandir Ferrera de Lima Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste / Campus de Toledo

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2011.157

Palavras-chave:

Economia Regional. Crescimento Regional. Economia Brasileira. Desenvolvimento Regional.

Resumo

Analisa as fontes de crescimento regional do produto e do emprego nos estados brasileiros no período de 2000 a 2007. Utiliza o método Estrutural-Diferencial e o Estrutural-Diferencial modificado. O primeiro identifica três fatores importantes de crescimento: o componente nacional, o componente estrutural e o componente competitivo; e o segundo método adiciona o efeito alocação. Os resultados mostram que existem acentuadas disparidades de crescimento econômico e do emprego entre os estados brasileiros. Houve, porém, convergência entre as médias de crescimento econômico com a economia nacional, essas diferenças diminuem. Com relação aos fatores de crescimento do produto dos estados, verificou-se uma baixa relação com sua estrutura produtiva, destacando-se então o componente competitivo. Em se tratando do crescimento do emprego formal, tanto o componente estrutural como o competitivo apresentaram resultados positivos, evidenciando que os estados têm criado postos de trabalho tanto em função da dinâmica interna da sua economia quanto da economia nacional.

Biografia do Autor

Amarildo Hersen, Universidade Estadual do Centro-Oeste - Unicentro

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2001) e mestrado em Desenvolvimento Regional e Agronegócio pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2009). Atualmente é professor de ensino superior da Universidade Estadual do Centro-Oeste. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia do Trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: economia regional, crescimento econômico, mercado de trabalho.

Jandir Ferrera de Lima, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste / Campus de Toledo

Jandir Ferrera de Lima, natural de Palmeira das Missões (RS), é doutor em Desenvolvimento Regional (Ph.D.) pela Universidade do Québec(UQAC)/Canadá. Professor dos Programas de Pós-graduação em Economia e Desenvolvimento Regional e Agronegócio (Mestrado e Doutorado) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)/Campus de Toledo. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq, pesquisador do Núcleo de Desenvolvimento Regional da UNIOESTE. Pesquisador associado do Grupo de Pesquisas em Intervenção Regional (GRIR) da Universidade do Québec e do Centro de Pesquisas sobre o Desenvolvimento Territorial (CRDT) do Canadá. Foi professor visitante na Escola Venezuelana de Planejamento (Venezuela) e no Centro de Desenvolvimento Territorial da Universidade Babes Boulyai da Romenia. Dentre os prêmios recebidos se destacam: prêmio de excelência do departamento de Ciências Humanas da Universidade do Québec (Canadá); Premio BRDE de Desenvolvimento, em varias edições; prêmio Economista Acadêmico do Ano (2015). Atua na área de desenvolvimento regional e humano, com ênfase em economia dos territórios e desigualdades socioeconômicas. Autor de textos e livros científicos publicados no Brasil e no exterior. 

Downloads

Publicado

2016-06-15

Como Citar

Hersen, A., & de Lima, J. F. (2016). A Heterogeneidade do Crescimento Econômico das Unidades Federativas Brasileiras (2000-2007). Revista Econômica Do Nordeste, 42(3), 457–472. https://doi.org/10.61673/ren.2011.157

Edição

Seção

Artigos