ABERTURA COMERCIAL E MERCADO DE TRABALHO: UMA RESENHA BIBLIOGRÁFICA

Autores

  • Daniela Almeida Raposo Universidade Federal de Minas Gerais
  • Ana Flávia Machado Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2002.1819

Palavras-chave:

Abertura Comercial, Comércio internacional, Mercado de trabalho, Emprego, Salários

Resumo

Este artigo é um survey da literatura empírica acerca da abertura comercial e seus impactos sobre o mercado de trabalho nos países desenvolvidos e em desenvolvimento, com especial ênfase para o caso do Brasil. Verifica-se que, apesar das diferenças metodológicas, há um resultado geral da liberalização comercial dos países desenvolvidos e em desenvolvimento: a mudança na estrutura da demanda de trabalho em favor dos trabalhadores qualificados. Observa-se também que a abertura comercial provoca efeitos diferenciados no mercado de trabalho dos países em desenvolvimento, principalmente porque a abertura não é a única transformação por que passam essas economias, inclusive a brasileira. Nesse caso, sugere-se testar a complementaridade entre a teoria do comércio, a teoria da difusão tecnológica e a entrada de capitais na explicação das mudanças nos indicadores do mercado de trabalho brasileiro.

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Publicado

2002-09-30

Como Citar

Raposo, D. A., & Machado, A. F. (2002). ABERTURA COMERCIAL E MERCADO DE TRABALHO: UMA RESENHA BIBLIOGRÁFICA. Revista Econômica Do Nordeste, 33(3), 615–631. https://doi.org/10.61673/ren.2002.1819

Edição

Seção

Artigos