Convergência em renda implica convergência em desigualdade e pobreza? um estudo para Minas Gerais

Autores

  • Márcio Antônio' Salvato Instituto Brasileiro de Mercados de Capitais - IBMEC/MG
  • Jonathan de Souza Matias Instituto Brasileiro de Mercados de Capitais - IBMEC/MG

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2010.306

Palavras-chave:

Convergência. Desigualdade. Pobreza. Cadeias de Markov.

Resumo

Constata que a partir de Solow, os modelos propõem analisar os fatores que determinam o crescimento da renda per capita de uma economia, bem como a proposição de convergência ou a formação de clubes de convergência entre as regiões e países. Pressupõe que as medidas de desigualdade e pobreza dependem da distribuição de renda e que um processo de convergência é caracterizado por uma mudança específica da distribuição. A partir daí, questiona se esta mudança é suficiente para gerar convergência em desigualdade e em pobreza. Assim, o artigo analisa empiricamente se convergência em renda implica convergência em desigualdade e pobreza, usando o método de Cadeias de Markov para o caso discreto, a partir das informações municipais dos censos de 1991 e 2000 para o Estado de Minas Gerais. O índice de desigualdade não apresenta sensibilidade à convergência, embora não se rejeite a hipótese de formação de clubes de convergência em renda per capita e em pobreza para municípios e mesorregiões. A evidência empírica aponta que a ocorrência de convergência de renda per capita entre municípios não é suficiente para uma melhoria na distribuição de desigualdade de renda interna entre os mesmos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcio Antônio' Salvato, Instituto Brasileiro de Mercados de Capitais - IBMEC/MG

MARCIO ANTONIO SALVATO, Doutor em Economia pela Escola de Pós-graduação em Economia (EPGE) da Fundação Getúlio Vargas (FGV-RJ). Professor Adjunto do IBMEC-MG. Coordenador do Curso de Economia do IBMEC-MG. Professor visitante dos programas de doutorado da EPGE/FGV-RJ e FUCAPE-ES. Professor da pós-graduação do IBMEC-MG. Membro do Laboratório de Estudos da Pobreza (LEP) do CAEN-UFC. Área de Pesquisa: Macroeconometria. Temas de Estudo: Desenvolvimento/Crescimento, Desigualdade, Educação, Pobreza, Bem-estar, Teoria do Consumo, dentre outros.

Jonathan de Souza Matias, Instituto Brasileiro de Mercados de Capitais - IBMEC/MG

Tem experiência na área de Acadêmica, com ênfase em Métodos Quantitativos Aplicados às Ciências Sociais e Engenharia. Atualmente é professor de Cálculo III em Economia, Cálculo III em Engenharia, Econometria I, Econometria II, Econometria III, Estatística Aplicada e Métodos Quantitativos Aplicados a Contabilidade. Em termos de pesquisa científica, seus principais temas são: Crescimento Econômico, Desigualdade, Pobreza.

Downloads

Publicado

2017-03-24

Como Citar

Salvato, M. A., & Matias, J. de S. (2017). Convergência em renda implica convergência em desigualdade e pobreza? um estudo para Minas Gerais. Revista Econômica Do Nordeste, 41(2), 267–288. https://doi.org/10.61673/ren.2010.306

Edição

Seção

Artigos