ANÁLISE DOS INDICADORES DE BASE ECONÔMICA, ESPECIALIZAÇÃO PRODUTIVA E MULTIPLICADOR DE EMPREGO DA BAHIA EM RELAÇÃO AO NORDESTE BRASILEIRO

Autores

  • Adrielli Santos de Santana Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Naisy Silva Soares Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2018.442

Palavras-chave:

Base Econômica, Emprego, Especialização Produtiva, Economia Regional

Resumo

O presente artigo analisa as transformações nos indicadores de base econômica do estado da Bahia, frente à economia do Nordeste brasileiro e o comportamento do multiplicador de emprego das atividades básicas, nos anos de 1995, 2005 e 2015. Sob a luz da teoria da base econômica, esta pesquisa demonstra os efeitos dos setores motores na geração de empregos e no desenvolvimento regional. Como metodologia, utilizou-se a mensuração do quociente locacional (QL) e a estimação do multiplicador de emprego, utilizando dados correspondentes a 25 setores de atividades. Os resultados demonstraram que a Bahia diversificou sua base econômica ao longo dos anos, consequência, dentre outros fatores, das políticas de industrialização baiana. 

Biografia do Autor

Adrielli Santos de Santana, Universidade Estadual de Santa Cruz

Mestre em Economia Regional e Políticas Públicas pela Universidade Estadual de Santa Cruz (PERPP/UESC). Bacharela em Ciências Econômicas pela UESC.

Naisy Silva Soares, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)

Professora do Departamento de Ciências Econômicas da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Doutora em Ciência Florestal pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Bacharela em Ciências Econômicas pela UFV.

Downloads

Publicado

2018-11-27

Como Citar

Santana, A. S. de, & Soares, N. S. (2018). ANÁLISE DOS INDICADORES DE BASE ECONÔMICA, ESPECIALIZAÇÃO PRODUTIVA E MULTIPLICADOR DE EMPREGO DA BAHIA EM RELAÇÃO AO NORDESTE BRASILEIRO. Revista Econômica Do Nordeste, 49(4), 23–34. https://doi.org/10.61673/ren.2018.442

Edição

Seção

Artigos