Acesso à educação: houve redução das disparidades regionais e estaduais? Brasil e Nordeste 1981-2005

Autores

  • Fernanda Mendes Bezerra Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste/PR
  • Francisco de Sousa Ramos Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2008.479

Palavras-chave:

Distribuição da Educação. Índice de Gini Educacional. Diferenças Regionais.

Resumo

Analisa a distribuição do capital humano no Brasil, para o período 1981-2005, concentrando a atenção na região Nordeste, a região com o menor PIB
per capita, portanto, a que merece maior atenção dos formuladores de política regional. Examina os possíveis impactos de tal distribuição sobre o
produto per capita e sobre a desigualdade de renda. O Índice de Gini Educacional (IGE) e o desvio-padrão como indicadores de desigualdade educacional permitem obter os seguintes resultados: (i) houve redução na desigualdade educacional para todas as regiões; (ii) houve maior acumulação de capital humano para as mulheres em todas as regiões; (iii) a distribuição do capital humano mostrou-se relevante
para a determinação do produto; e (iv) o IGE dá uma informação mais precisa do que o desviopadrão para examinar a desigualdade educacional.

Biografia do Autor

Fernanda Mendes Bezerra, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste/PR

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Londrina (2001), mestrado em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (2004) e doutorado em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (2008). Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual do Oeste do Paraná e do Programa de mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional (PGDR). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: diferenças regionais, pobreza , formação de capital humano, desenvolvimento.

Francisco de Sousa Ramos, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Francisco de Sousa Ramos concluiu o doutorado em Economia - Université Catholique de Louvain, Bélgica, em 1992. Secretário-executivo da ANPEC-Associação de Nacional de Centros de Pós-graduação em Economia (biênio 2003-2004), membro do Comitê de Assessoramento de Administração e Economia CNPq?CA-AE (triênio 2005-2007), Coordenador-adjunto da área de Economia junto a CAPES (triênio 2004-2006), Coordenador da área de Economia na CAPES para o triênio 2007-2010, sendo reconduzido para o triênio 2010-2012, e eleito para o CTC-Conselho Técnico Científico da CAPES para o triênio 2010-2012 (tendo se afastado em maio/2012). Diretor de Pesquisa da UFPE (2008-2011) e Pró-Reitor para Assuntos de Pesquisa e Pós-graduação da UFPE (2011-2015). Publicou vários artigos em periódicos especializados e em anais de eventos, além de livros e capítulos de livros. Orientou dissertações de mestrado e teses de doutorado, bem como trabalhos de iniciação científica e monografias de conclusão de curso.

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Publicado

2017-05-04

Como Citar

Bezerra, F. M., & Ramos, F. de S. (2017). Acesso à educação: houve redução das disparidades regionais e estaduais? Brasil e Nordeste 1981-2005. Revista Econômica Do Nordeste, 39(4), 448–465. https://doi.org/10.61673/ren.2008.479

Edição

Seção

Artigos