Retorno à educação na região metropolitana de Salvador e efeitos espaciais salariais
DOI:
https://doi.org/10.61673/ren.2016.614Palavras-chave:
Educação, salário, espaço.Resumo
O objetivo deste estudo é identificar possíveis efeitos espaciais na estimação do retorno à educação na Região Metropolitana de Salvador. A literatura em Economia do Trabalho estima o retorno à educação a partir das características observadas e não observadas dos trabalhadores. A Economia Regional e Urbana incluiu a localização como um determinante salarial, mas desconsiderou a presença de autocorrelação espacial na distribuição de salários. Interações sociais entre indivíduos pertencentes a determinados grupos (espaços) podem explicar parte dos salários. Este artigo utiliza econometria espacial para estimar uma equação salarial minceriana ampliada. O estudo utiliza uma amostra de microdados do Censo Demográfico (2010), para as áreas de ponderação da região metropolitana de Salvador. A especificação econométrica adota o Spatial Autoregressive Model e a estimação é realizada com o método de Mínimos Quadrados Ordinários e o Generalized Method of Moments em dois estágios. Os resultados mostraram um retorno à educação de 5,6% para os indivíduos da região metropolitana de Salvador. Este retorno não se alterou após a inclusão da defasagem espacial salarial. Os resultados mostraram um ganho salarial de 1,4% oriundo dos salários dos vizinhos pertencentes à mesma área de ponderação. Este resultado sugeriu que existem Peer Effects na determinação salarial individual.Downloads
Publicado
2017-07-14
Como Citar
Silva, D. L. G. da. (2017). Retorno à educação na região metropolitana de Salvador e efeitos espaciais salariais. Revista Econômica Do Nordeste, 47(4), 9–27. https://doi.org/10.61673/ren.2016.614
Edição
Seção
Artigos