Um novo momento para a indústria de transformação do Nordeste? Discutindo tendências do processo de (des)industrialização da Região

Autores

  • Fagner Diego Spindola Correia Monteiro Universidade Federal de Pernambuco – UFPE
  • João Policarpo Rodrigues Lima Universidade Federal de Pernambuco – UFPE

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2016.627

Palavras-chave:

Economia regional, Indústria de transformação.

Resumo

Este artigo propõe analisar a indústria de transformação do Nordeste, na busca por indicações de mudanças que contribuam para deter o processo de desindustrialização da região, por meio de dados e índices pouco, ou ainda não explorados, na temática regional. Para tanto, fez-se uso de dados sobre anúncios de investimentos na indústria de transformação das regiões e se analisou a intensidade tecnológica do valor da transformação industrial de regiões com indícios de desindustrialização, segregando a indústria com base na metodologia adaptada da OCDE. Adicionalmente, construiu-se e se analisou um índice de ciência, tecnologia e inovação para estados industriais. Por fim, discorreu-se sobre o perfil das trocas regionais. Essas análises contaram com horizonte temporal de 1996 a 2014 (quando possível). Com os resultados obtidos, com base na evolução qualitativa das trocas comerciais, é possível concluir que a indústria de transformação do Nordeste já apresenta indícios de mudança produtiva em favor de produtos mais intensivos em tecnologia, sendo estes preponderantes para aproximar os indicadores produtivos dessa região aos das regiões Sudeste e Sul, e que o aprofundamento desse processo poderá modificar a visão de que a indústria nordestina é, em geral, especializada na produção de bens de menor valor adicionado.

Biografia do Autor

Fagner Diego Spindola Correia Monteiro, Universidade Federal de Pernambuco – UFPE

Possui graduação em economia (2011) e mestrado em teoria econômica (2015), âmbos pela UFPE. Atualmente é Professor de economia no Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - IFPE.. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Brasileira, Regional, e Industrial.

João Policarpo Rodrigues Lima, Universidade Federal de Pernambuco – UFPE

Possui graduação em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (1973), mestrado em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (1977) e doutorado em Economia - University of London (1988). Pós-doutorado na University of North London (2000). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento regional, Nordeste do Brasil, agroindústria canavieira, arranjos produtivos, desenvolvimento local e economia regional.

Downloads

Publicado

2017-07-26

Como Citar

Monteiro, F. D. S. C., & Lima, J. P. R. (2017). Um novo momento para a indústria de transformação do Nordeste? Discutindo tendências do processo de (des)industrialização da Região. Revista Econômica Do Nordeste, 47(2), 77–109. https://doi.org/10.61673/ren.2016.627

Edição

Seção

Artigos