Impactos da ferrovia transnordestina na exportação de uva do Vale Submédio São Francisco

Autores

  • Danyelle Karine Santos Branco Universidade Federal de Viçosa - UFV
  • Emanoel de Souza Barros Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2017.702

Palavras-chave:

Vale Submédio São Francisco, Ferrovia Transnordestina, Uva, Custo de transporte.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo ana­lisar de que forma a implantação da Ferrovia Trans­nordestina poderia impactar na exportação de uva dos produtores do Vale Submédio São Francisco, conside­rando a hipótese de que a ferrovia reduziria os custos de transporte das fazendas até os portos do Pecém e Suape. Para tal, foram feitas entrevistas estruturadas presenciais com exportadores da região, com o intuito de entender todo o processo de exportação, fatores que definem a escolha do porto, assim como a movimen­tação e particularidades do mercado mundial da fruta em questão. Foram realizadas análises exploratórias de dados referentes à utilização dos portos e períodos de janela de mercado. Após a análise, concluiu-se que a Ferrovia Transnordestina não será tão significativa para as exportações de uva do Vale Submédio São Francisco, uma vez que, fatores como disponibilidade de navios, tempo reduzido de exportação e janelas de mercado res­tritas são essenciais na hora do produtor decidir qual porto será o portão de acesso das suas frutas ao mercado externo, tornado o uso de tal ferrovia restrito apenas ao porto de Pecém.

Biografia do Autor

Danyelle Karine Santos Branco, Universidade Federal de Viçosa - UFV

Emanoel de Souza Barros, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

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Publicado

2017-09-20

Como Citar

Branco, D. K. S., & Barros, E. de S. (2017). Impactos da ferrovia transnordestina na exportação de uva do Vale Submédio São Francisco. Revista Econômica Do Nordeste, 48(1), 31–45. https://doi.org/10.61673/ren.2017.702

Edição

Seção

Artigos