CRESCIMENTO ECONÔMICO E GASTO EM INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTE NO BRASIL: UMA ANÁLISE PARA OS ESTADOS BRASILEIROS NO PERÍODO 1985 a 2015

Autores

  • Danilo Anunciação Santos Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Carlos Eduardo Iwai Drumond Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC
  • Andréa da Silva Gomes Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2019.920

Palavras-chave:

Gastos Públicos, Infraestrutura Econômica, Logística, Retorno Econômico, Endógeno

Resumo

O presente trabalho objetivou analisar a relação entre crescimento econômico e gasto do governo em infraestrutura econômica nos estados brasileiros no período 1985-2015, dando enfoque para o investimento de recursos públicos em infraestrutura de transporte e logística, como meio facilitador para a criação de endogeinedades. Tomou-se como ponto de partida o trabalho de Barro (1990), que discute os impactos gerados pela aplicação de recursos públicos no crescimento econômico, através de retornos de escala crescentes. Para melhor evidenciar essa relação foi realizada uma breve análise descritiva dos dados de infraestrutura do país e de seus estados, destacando a aplicação de recursos públicos em estruturas de apoio logístico e sua relevância para o funcionamento de uma economia. Utilizando a taxa de crescimento do PIB per capita dos estados como variável dependente, e os gastos em infraestrutura, desagregados sob elementos que a compõe (Comunicação, Energia Elétrica e Transporte), como variáveis explicativas, estimou se o modelo de regressão em Painel com efeitos fixos. Os resultados do modelo apontaram para uma influência positiva do gasto em infraestrutura sobre o crescimento econômico, com ênfase para o gasto em infraestrutura de transporte, cuja magnitude do efeito é maior.

Biografia do Autor

Danilo Anunciação Santos, Universidade Estadual de Santa Cruz

Danilo da Anunciação Santos, graduado em Administração de Empresas, pós-graduado em Gestão para Inovação e Sustentabilidade e mestre em Economia Regional e Políticas Públicas, pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).

Carlos Eduardo Iwai Drumond, Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS e Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Econômico pelo PPGDE - UFPR. Foi aluno visitante do Programa de Doutorado em Economia do Desenvolvimento na USP (2013). Atualmente é professor no Departamento de Economia da UESC-BA e do Mestrado em Economia Regional e Políticas Públicas da UESC-BA. Áreas de interesse: Macroeconomia, Economia Internacional, Modelos Dinâmicos, Dinâmicas Evolucionárias. No momento se encontra em licença para um período de Visiting Scholar no Departamento de Economia da UMass-Amherst.

Andréa da Silva Gomes, Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

Possui graduação em Economia pela Universidade Santa Úrsula (1995), mestrado em Economia pela Universidade Federal da Bahia (1998) e doutorado em Desenvolvimento Rural pelo Instituto Nacional Agronômico Paris-Grignon, França (diploma reconhecido pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul). Participou como membro da missão técnica da Agência Brasileira de Cooperação para o desenvolvimento da agricultura e segurança alimentar do Haiti. Revisora no ano de 2012 da prova do ENADE para o curso de economia. Atuou como Vice-diretora do Departamento de Ciências Econômicas (2011-2014) e vice-coordenadora do Mestrado em Economia Regional e Políticas Públicas (MERPP/UESC) no período 2013 e 2014. Atualmente é professora titular do Departamento de Ciências Econômicas da Universidade Estadual de Santa Cruz , do Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (PRODEMA/UESC) e do Mestrado em Economia Regional e Políticas Públicas (MERPP/UESC). Exerceu, de novembro de 2014 a outubro de 2016, a função de coordenadora do MERPP/UESC. Leciona as disciplinas de Microeconomia, Economia Rural e Economia Regional. Linhas de pesquisa: desenvolvimento rural, economia regional, economia dos recursos naturais e meio ambiente. 

Downloads

Publicado

2019-12-20

Como Citar

Santos, D. A., Drumond, C. E. I., & Gomes, A. da S. (2019). CRESCIMENTO ECONÔMICO E GASTO EM INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTE NO BRASIL: UMA ANÁLISE PARA OS ESTADOS BRASILEIROS NO PERÍODO 1985 a 2015. Revista Econômica Do Nordeste, 50(4), 31–45. https://doi.org/10.61673/ren.2019.920

Edição

Seção

Artigos