A ATUAÇÃO DO AGROAMIGO JUNTO AOS AGRICULTORES FAMILIARES DO GRUPO B DO PRONAF

Autores

  • Alcimária Fernandes Silva UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - UERN
  • Cícero Nilton Moreira da Silva UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - UERN

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2019.927

Palavras-chave:

Agricultura familiar, Agroamigo, Desenvolvimento rural

Resumo

O Agroamigo é uma metodologia desenvolvida pelo Banco do Nordeste no ano de 2005, no intuito de melhorar a operacionalização do Microcrédito Rural Pronaf (Grupo B) e também o perfil socioeconômico dos agricultores familiares beneficiados. Esse trabalho tem como objetivo analisar a atuação do Agroamigo junto aos agricultores familiares do Pronaf B dos municípios que compõe a área de abrangência do Banco do Nordeste - Agência de Pau dos Ferros/RN, no período de 2005 a 2015. Para sua realização, adotou-se como procedimentos metodológicos os estudos teóricos, empíricos e a análise qualitativa dos dados que foram obtidos utilizando-se de entrevistas semiestruturadas e dados obtidos no BNB (Agência de Pau dos Ferros) e Censo Agropecuário (2006). A partir dos resultados obtidos, pode-se concluir que houve aumento nas operações de crédito contratado do Pronaf B a partir do Agroamigo, o que sinaliza para importância dessa metodologia no acesso dos agricultores a programas governamentais de incentivo ao desenvolvimento rural, como o PRONAF. Entretanto, foram identificados vários problemas, como a burocracia no acesso ao crédito e documentos necessários, bem como a ineficiência da assistência técnica e o predomínio de atividades produtivas incompatíveis com as condições climáticas do território, como é o caso da bovinocultura.

Biografia do Autor

Alcimária Fernandes Silva, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - UERN

Formada em Geografia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte -UERN, Campus Avançado Profª Maria Elisa de A. Maia - CAMEAM, com especialização em Educação Ambiental e Geografia do Semiárido pelo IFRN. Mestre em Planejamento e Dinâmicas Territoriais no Semiárido - PLANDITES- CAMEAM/UERN e vinculada ao Núcleo de Estudos de Geografia Agrária e Regional (NUGAR). O trabalho de pesquisa voltou-se para o estudo da agricultura familiar e a atuação do PRONAF B. O mesmo está inserido na Linha I: Dinâmicas territoriais no semiárido do PLANDITES.

Cícero Nilton Moreira da Silva, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - UERN

Possui graduação em Geografia/Licenciatura pela Universidade Estadual do Ceará (2000), mestrado em Geografia também pela Universidade Estadual do Ceará (2003) e Doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Ceará - UFC (2013). Atua como Professor Adjunto, do Quadro Permanente, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN (Campus de Pau dos Ferros-RN), com atividade de pesquisa junto ao Núcleo de Estudos de Geografia Agrária e Regional (NuGAR) e ao Núcleo de Estudos em Educação (NEEd), ambos vinculados à PROPEG/UERN. Faz parte do corpo docente permanente do Programas de Pós-graduação em Ensino (PPGE), mais especificamente do Curso de Mestrado Acadêmico em Ensino (CMAE), bem como do Programa de Pós-graduação em Planejamento e Dinâmicas Territoriais do Semiárido (PLANDITES), ambos sediados no CAMEAM/UERN. 

Downloads

Publicado

2019-10-09

Como Citar

Silva, A. F., & Silva, C. N. M. da. (2019). A ATUAÇÃO DO AGROAMIGO JUNTO AOS AGRICULTORES FAMILIARES DO GRUPO B DO PRONAF. Revista Econômica Do Nordeste, 50(3), 125–142. https://doi.org/10.61673/ren.2019.927

Edição

Seção

Artigos