Utilize este identificador para referenciar este registo: s1dspp01.dmz.bnb:8443/s482-dspace/handle/123456789/1477
Título: Avaliação de impactos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE): atividades intensivas em mão-de-obra e rendimentos do trabalho período 2000-2005
Autores: PIRES, Inácio José Bessa
VALENTE JÚNIOR, Airton Saboya
SOUSA, Jânia Maria Pinho
Palavras-chave: Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste
Financiamento
Trabalho
Data: 2009
Editora: Banco do Nordeste Brasil
Citação: PIRES, Inácio José Bessa; VALENTE JÚNIOR, Airton Saboya ; SOUSA, Jânia Maria Pinho. (coord). Fortaleza: BNB, 2009. (Série Avaliação de Políticas e Programas do BNB, n.3)
Relatório da Série N.º: Avaliação de Políticas e Programas do BNB;n.3
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo conhecer os subsetores de atividade econômica de maior em pregabilidade e que proporcionam os maiores ren dimentos na região Nordeste, verificando se os in vestimentos do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) e do Fundo Nacional de Financiamento do Nordeste (FNE) estão direcionados para esses subsetores. Tendo como referência a Relação Anual de Informa ções Sociais (RAIS) e o Cadastro Geral de Emprega dos e Desempregados (CAGED), que são bases de dados do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), o capítulo 3 apresenta uma avaliação da situação do mercado de trabalho, em nível de Brasil, regiões e estados do Nordeste, no período de 2000 a 2005. A análise dos dados identifica as atividades de maior empregabilidade, nos vários estados da região Nor deste, que apresentam o menor crescimento da par ticipação de trabalhadores com salário de admissão de até 1,50 salário mínimo, ou seja, que menos con tribuíram para a perda dos rendimentos do trabalho. Neste contexto, por ordem de melhor performance, classificam-se os subsetores da agricultura, admi nistração pública; indústria de produtos alimentí cios, bebidas e álcool etílico; indústria de calçados; comércio varejista; serviços industriais de utilidade pública e as instituições de crédito, seguros e ca pitalização. Posteriormente, identificam-se também as atividades que apresentam superação do número de pessoas admitidas com carteira assinada sobre o total de desligadas e que menos contribuíram para a perda dos rendimentos do trabalho. Sob essas condições, classificam-se, numa ordem de maior importância, os subsetores indústria de calçados; indústria de produtos alimentícios, bebidas e álcool etílico; serviços de alojamento, alimentação, repa ração, manutenção etc.; comércio e administração de imóveis, valores mobiliários e serviços técnicos; agricultura; construção civil; comércio varejista, indústria têxtil de vestuário e artefatos de tecidos, comércio atacadista, transportes e comunicações e ensino. Por último, a partir da identificação das atividades de maior empregabilidade e valores mais estáveis no tocante aos rendimentos do trabalho e salários de contratação, descreve-se, no capítulo 3, a correlação desses resultados entre as atividades econômicas que aportam, de forma mais significa tiva, em toda a região Nordeste, os investimentos do BNB e do FNE. Constata-se, a partir dos resulta dos obtidos, que os maiores investimentos do BNB, como os do FNE, estão sendo aplicados em 55,56% das atividades econômicas de maior empregabilida de da região Nordeste.
URI: s1dspp01.dmz.bnb:8443/s482-dspace/handle/123456789/1477
ISBN: 978-85-7791-061-8
Aparece nas colecções:Série Avaliação de Políticas e Programas do BNB

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2009_SAPP_03.pdf1.3 MBAdobe PDFVer/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.