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Título: Serviços: Logística de Transporte
Autores: VIANA, Fernando Luiz E.
Palavras-chave: Serviço
Transporte
Logística
Perspectiva
Data: Out-2023
Editora: Banco do Nordeste do Brasil
Citação: VIANA, Fernando Luiz E. Serviços: logística de transporte. Fortaleza: BNB, ano 8, n.309, out. 2023. (Caderno Setorial Etene)
Relatório da Série N.º: Caderno Setorial Etene;n.309
Resumo: O setor de logística de transporte, no qual se considera apenas o transporte de cargas, inclui a operação de empresas de suma importância para o bom funcionamento da logística no País, e a eficiência da logística de transporte depende fundamentalmente da oferta de uma boa infraestrutura de transporte. Os custos logísticos das empresas brasileiras, como percentual do faturamento, vêm aumentando nos últimos anos, tendo impactos diferentes no faturamento de empresas de diferentes setores, tendo maior peso em setores ligados a produtos de menor valor agregado, como, por exemplo, commodities agrícolas e minerais. Um dos fatores que contribuem para que no Brasil os custos logísticos de transporte sejam relativamente altos é o desbalanceamento de sua matriz de transporte de cargas, que apresenta forte concentração no modal rodoviário em detrimento do uso de modais mais adequados ao perfil das principais cargas transportadas e das distâncias envolvidas, tais como o modal ferroviário e o modal aquaviário. Esse desequilíbrio é ainda maior na matriz de transporte de cargas no Nordeste, tendo em vista a quase ausência de ferrovias (com exceção do estado do Maranhão) operando de forma efetiva nos diferentes estados da Região. A ausência de ferrovias cria um “vazio ferroviário” no Nordeste, com consequências para o uso dos portos nordestinos para as movimentações de cargas de exportação e importação. Nos próximos anos o Brasil deve passar por uma transformação na sua matriz de transporte de cargas, com o modal ferroviário assumindo um papel cada vez mais relevante, podendo até mesmo se tornar predominante, a depender da consolidação dos cenários do Plano Nacional de Logística (PNL) e da efetiva implementação dos trechos de ferrovias que compõem os pedidos de autorização ferroviária que vêm sendo colocados junto à ANTT. Em consonância a esse cenário, a participação do capital privado nos investimentos em infraestrutura de transportes deve ultrapassar os investimentos públicos, o que, por sua vez, demandará a existência de fundings compatíveis com as necessidades de investimento. Para a região Nordeste a carteira de projetos previstos no setor de transportes, os quais têm potencial de demandar recursos para financiamento no médio prazo, é relativamente diversificada, contendo projetos de infraestrutura vinculados aos diferentes modais de transporte – aéreo, rodoviário, ferroviário e aquaviário (terminais portuários).
URI: s1dspp01.dmz.bnb:8443/s482-dspace/handle/123456789/1893
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