Periódicos Página principal da comunidade Visualizar estatísticas

Esta comunidade reúne periódicos desenvolvidos por pesquisadores externos e pelos técnicos do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), sobre economia, desenvolvimento regional, dentre outros assuntos.

Browse

Colecções da comunidade

BNB Conjuntura Econômica

Apresenta o acompanhamento do desempenho da atividade econômica no Nordeste e no Brasil por meio da análise de indicadores sobre o nível de atividade, emprego e rendimento, setor externo, finanças públicas e intermediação financeira.

Boletim Etene Avaliação de Políticas e Programas

Apesenta de maneira sucinta os resultados alcançados por estudos de avaliação de resultados e impactos de políticas e programas do Banco do Nordeste.

Caderno Setorial Etene

Reúne análises de setores e segmentos da economia nordestina.

Cenário Macroeconômico

Aborda temas como PIB, desempenho dos setores econômicos, inflação, crédito, mercado de trabalho, comércio exterior, finanças públicas, agropecuária, produção industrial, vendas no varejo, volume de vendas nos serviços, entre outros. As informações econômicas são atualizadas, no formato de apresentação, de modo visual, por meio de tabelas, quadros e infográficos.

Diário Econômico Etene

Boletim diário de informações e dados sobre a economia do Nordeste e Estados pertencentes à área básica de atuação do Banco do Nordeste. Publicação editada entre 2016 e 2020.

Economia em Números e Gráficos

Apresenta de forma visual a evolução recente de indicadores econômicos em nível global, nacional e regional, tais como Produto Interno Bruto (PIB), inflação, câmbio, indústria, comércio, serviços, nível de emprego, balança comercial, entre outras variáveis econômicas. Este produto é destinado para economistas e profissionais das áreas afins, gestores públicos e privados, imprensa, estudantes e interessados em assuntos relacionados a economia e finanças. Periodicidade mensal.

Informações Socioeconômicas: Censos Demográficos

Tem como objetivo dispor, em um único documento, uma síntese estatística de indicadores que retratam de forma agrupada a situação socioeconômica dos estados e municípios.

Informações Socioeconômicas: Nordeste em Números

Mostra indicadores socioeconômicos das grandes regiões brasileiras

Informe Etene

Traz análises aprofundadas sobre assuntos de interesse do Banco do Nordeste e da Região, abordando, a cada edição, um tema específico

Informe Etene MPE

Tem como objetivo apresentar, de forma sintética e objetiva, dados e informações relacionados com as tendências do mercado, oportunidades e riscos dos segmentos relativos às micro e pequenas empresas e microempreendedores individuais (MEI), provenientes de estudos do Etene e de demais fontes de informação divulgados pelos órgãos de governo, do mercado e demais centros de estudos de referência. Interrompido em jan./2022.

Informe Macroeconômico

Cenários e tendências macroeconômicas, com ênfase na economia nordestina. Lançado pelo Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene) em 2021, aborda temas econômicos, resultante de análises que contribuam para a constituição de uma base de informações da economia internacional e do Brasil, com foco no Nordeste e estados pertencentes à área de atuação do Banco do Nordeste. Periodicidade semanal.

Informe Rural Etene

Publicação com dados e informações relacionadas à atividade rural, com foco na disseminação de práticas que contribuam para o desenvolvimento do setor.

Projeções Macroeconômicas

Tem como objetivo elaborar projeções sobre a variação do Produto Interno Bruto (PIB) total e setorial do Brasil, Inflação(IPCA), Taxa Selic, Taxa de Câmbio e Comércio Exterior do Brasil para subsidiar o planejamento estratégico do Banco do Nordeste.