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dc.contributor.authorTOMÉ, Luciana Mota-
dc.date.accessioned2021-01-14T12:05:02Z-
dc.date.available2021-01-14T12:05:02Z-
dc.date.issued2019-02-
dc.identifier.citationTOMÉ, Luciana Mota. Shopping Centers. Caderno Setorial ETENE. Fortaleza: Banco do Nordeste do Brasil, ano 4, n.69. fev.,2019. (Série Caderno Setorial ETENE, n.69)pt_BR
dc.identifier.uris1dspp01.dmz.bnb:8443/s482-dspace/handle/123456789/606-
dc.description.abstractO conceito tradicional define Shopping Centers como empreendimentos que objetivam o comércio varejista em um formato diferenciado qualitativamente e em tamanho do varejo “de rua”. Esse modelo começou a surgir na década de 1950, nos Estados Unidos, tendo rapidamente se espalhado para Europa e outros continentes. No Brasil, o setor iniciou suas atividades no ano de 1966, e desde então vem crescendo a passos largos, acumulando ao final de 2018 um total de aproximadamente 563 estabelecimentos. Atualmente, o conceito de Shopping Center é bem mais amplo. Os shoppings se transformaram em ambientes para viver experiências: lazer, esporte, gastronomia, entretenimento e serviços diversos. A Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) considera Shopping Centers os empreendimentos com Área Bruta Locável (ABL) superior a 5 mil m², formados por diversas unidades comerciais, com administração única e centralizada, que pratica aluguel fixo e percentual. Na maioria das vezes, dispõe de lojas âncoras e vagas de estacionamento compatível com a legislação da região onde está instalado. Não se trata apenas de um conglomerado de lojas de varejo, onde os clientes frequentavam exclusivamente para adquirir bens materiais. Assim, esta análise se adequa nas divisões 47 - Comércio Varejista, 68 - Atividades Imobiliárias, além de outras relacionadas na Classificação Nacional de Atividades Econômicas - CNAE/IBGE. E tem por objetivo expor, de forma sintética, o panorama desta atividade do setor de Comércio e Serviços. 2 Características dos shopping centers O sucesso desses empreendimentos se deve a proposta inovadora que apresentam, proporcionando a seus clientes a união da oferta de variados serviços e produtos em um só lugar, com facilidade, segurança e conforto. Também as condições macroeconômicas, o crescimento de administradoras especializadas no setor, e o interesse dos fundos de pensão e investidores estrangeiros são responsáveis pelos surpreendentes números atuais. Então, a organização de classe da atividade a classifica por tipo de empreendimento (Quadro 1).pt_BR
dc.publisherBanco do Nordeste do Brasilpt_BR
dc.relation.ispartofseriesCaderno Setorial ETENE;n.69-
dc.subjectSazonalidadept_BR
dc.subjectCrescimento da indústriapt_BR
dc.subjectNordestept_BR
dc.titleShopping Centerspt_BR
dc.typeArticlept_BR
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