ANÁLISE DA INFRAESTRUTURA DAS ESCOLAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL PÚBLICO CEARENSE

Autores

  • Maria Larissa Bezerra Batista Doutoranda em Economia pelo Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal de Pernambuco
  • Rogério Moreira de Siqueira Professor Assistente do Departamento de Economia – URCA
  • Christiane Luci Bezerra Alves Professora Associada do Departamento de Economia da Universidade Regional do Cariri

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2023.1242

Palavras-chave:

Educação, Infraestrutura, Ceará

Resumo

A educação é uma importante ferramenta para o desenvolvimento do ser humano e acesso a oportunidades que são ampliadas por meio de um ensino formal de qualidade, permitindo a redução dos níveis de pobreza e de exclusão social. Apesar dos avanços do estado do Ceará no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), observa-se que ainda existem muitos desafios que precisam ser superados no contexto educacional, como os problemas relativos a infraestrutura das escolas. Com base nisto, a presente pesquisa tem como principal objetivo avaliar as condições de existência de infraestrutura das escolas dos municípios do estado do Ceará, através da construção de um Índice de Infraestrutura das Escolas do Ceará (IIEC) para os anos iniciais do ensino fundamental público, composto por 25 variáveis retiradas do Censo Escolar de 2017. A metodologia empregada consiste na técnica de Análise Fatorial (AF). Os resultados apontaram para a existência de nove fatores, que explicam 70,46% da variância total dos dados originais. Além disso, observou-se que uma quantidade considerável de municípios encontram-se no grau baixo de infraestrutura (41,30% dos municípios). Portanto, é possível concluir que é preciso uma maior atenção por parte dos órgãos competentes e a urgente necessidade de investimentos.

Biografia do Autor

Maria Larissa Bezerra Batista, Doutoranda em Economia pelo Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal de Pernambuco

Economista. Doutoranda em Economia pelo Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal de Pernambuco (PIMES/UFPE). Av. Prof. Moraes Rego, 1.235, Cidade Universitária. Recife, Pernambuco. CEP 50.670-901. maria.larissa25@gmail.com

Rogério Moreira de Siqueira, Professor Assistente do Departamento de Economia – URCA

Economista. Doutor em Economia pelo Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal do Ceará (CAEN/UFC). Professor Associado do Departamento de Economia da Universidade Regional do Cariri (URCA) e Professor do Programa de Pós-Graduação em Economia Regional e Urbana da URCA. Rua Coronel Antônio Luiz, 1.161, Bairro Pimenta. Crato, Ceará. CEP 63.105- 010. rogerioms@gmail.com

Christiane Luci Bezerra Alves, Professora Associada do Departamento de Economia da Universidade Regional do Cariri

Economista. Doutora em Desenvolvimento e Meio Ambiente pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente da Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora Associada do Departamento de Economia da URCA e Professora do Programa de Pós-Graduação em Economia Regional e Urbana da URCA. chrisluci@gmail.com

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Publicado

2023-03-13

Como Citar

Batista, M. L. B., Siqueira, R. M. de, & Bezerra Alves, C. L. (2023). ANÁLISE DA INFRAESTRUTURA DAS ESCOLAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL PÚBLICO CEARENSE. Revista Econômica Do Nordeste, 54(1), 8–30. https://doi.org/10.61673/ren.2023.1242

Edição

Seção

Artigos