ANÁLISE DA INFRAESTRUTURA DAS ESCOLAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL PÚBLICO CEARENSE
DOI:
https://doi.org/10.61673/ren.2023.1242Palavras-chave:
Educação, Infraestrutura, CearáResumo
A educação é uma importante ferramenta para o desenvolvimento do ser humano e acesso a oportunidades que são ampliadas por meio de um ensino formal de qualidade, permitindo a redução dos níveis de pobreza e de exclusão social. Apesar dos avanços do estado do Ceará no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), observa-se que ainda existem muitos desafios que precisam ser superados no contexto educacional, como os problemas relativos a infraestrutura das escolas. Com base nisto, a presente pesquisa tem como principal objetivo avaliar as condições de existência de infraestrutura das escolas dos municípios do estado do Ceará, através da construção de um Índice de Infraestrutura das Escolas do Ceará (IIEC) para os anos iniciais do ensino fundamental público, composto por 25 variáveis retiradas do Censo Escolar de 2017. A metodologia empregada consiste na técnica de Análise Fatorial (AF). Os resultados apontaram para a existência de nove fatores, que explicam 70,46% da variância total dos dados originais. Além disso, observou-se que uma quantidade considerável de municípios encontram-se no grau baixo de infraestrutura (41,30% dos municípios). Portanto, é possível concluir que é preciso uma maior atenção por parte dos órgãos competentes e a urgente necessidade de investimentos.Downloads
Publicado
2023-03-13
Como Citar
Batista, M. L. B., Siqueira, R. M. de, & Bezerra Alves, C. L. (2023). ANÁLISE DA INFRAESTRUTURA DAS ESCOLAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL PÚBLICO CEARENSE. Revista Econômica Do Nordeste, 54(1), 8–30. https://doi.org/10.61673/ren.2023.1242
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Econômica do Nordeste
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.