AS VENDAS DE AGRICULTORES FAMILIARES EM SUPERMERCADOS DO VALE DO JEQUITINHONHA MINEIRO
DOI:
https://doi.org/10.61673/ren.2024.1521Palavras-chave:
Agricultura familiar, Mercados Alimentares, Abastecimento Urbano, Desenvolvimento Rural.Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar a inserção dos produtos da agricultura familiar no comércio urbano em municípios circunscritos no território do Alto Jequitinhonha, no estado de Minas gerais. Utilizou-se o diagnóstico realizado pela pesquisa em 25 estabelecimentos comerciais de cinco municípios, no ano de 2019, quais produtos, e em quais condições, entram nos circuitos de produção-comercialização no território. Com base nos referenciais sobre mercados agrolimentares e na discussão de ampliação da oferta de alimentos de qualidade, em especial da agroindústria familiar rural, os principais resultados indicam que o número de produtos locais que entram no circuito de supermercados está diretamente relacionado a fatores como qualidade, formalização, escala e regularidade de oferta.
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