AS VENDAS DE AGRICULTORES FAMILIARES EM SUPERMERCADOS DO VALE DO JEQUITINHONHA MINEIRO

Autores

Palavras-chave:

Agricultura familiar, Mercados Alimentares, Abastecimento Urbano, Desenvolvimento Rural.

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar a inserção dos produtos da agricultura familiar no comércio urbano em municípios circunscritos no território do Alto Jequitinhonha, no estado de Minas gerais. Utilizou-se o diagnóstico realizado pela pesquisa em 25 estabelecimentos comerciais de cinco municípios, no ano de 2019, quais produtos, e em quais condições, entram nos circuitos de produção-comercialização no território. Com base nos referenciais sobre mercados agrolimentares e na discussão de ampliação da oferta de alimentos de qualidade, em especial da agroindústria familiar rural, os principais resultados indicam que o número de produtos locais que entram no circuito de supermercados está diretamente relacionado a fatores como qualidade, formalização, escala e regularidade de oferta.

Biografia do Autor

Maria Sirlene da Cruz, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduada em Administração. Mestra em Sociedade, Ambiente e Território pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Doutoranda em Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). sirlenecruz.mg@gmail.com

Prof. Eduardo Ribeiro, Universidade Federal de Minas Gerais

Economista. Doutor em História. Professor do Instituto de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Minas Gerais (ICA/UFMG). eduardoribeiromacuni@gmail.com

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Publicado

2024-07-15

Como Citar

Cruz, M. S. da, & Ribeiro, Áureo E. M. (2024). AS VENDAS DE AGRICULTORES FAMILIARES EM SUPERMERCADOS DO VALE DO JEQUITINHONHA MINEIRO. Revista Econômica Do Nordeste, 55(3), 26–48. Recuperado de https://bnb.gov.br/revista/ren/article/view/1521

Edição

Seção

Artigos