UMA ABORDAGEM ECONOMÉTRICA DO MERCADO POTENCIAL DE CARNE DE OVINOS E CAPRINOS PARA O BRASIL

Autores

  • Prof. Robério Telmo Campos Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.1999.1845

Palavras-chave:

Projeção, Carnes ovina e caprina, Mercado interno e externo, Brasil, Nordeste

Resumo

Estima a oferta e demanda potenciais de carnes ovina e caprina, no Nordeste e Brasil, objetivando dimensionar a produção em função do mercado existente para estes produtos. Para projetar a oferta usa o método paramétrico, ou seja, ajusta uma equação polinomial. Na projeção da demanda, emprega o método que agrega à função consumo clássica, as taxas de crescimento da renda per capita e da população e a elasticidade-renda da demanda. Conclui que existe um enorme déficit tanto atual quanto potencial de carnes ovina e caprina em nível de Nordeste e de Brasil. O mercado externo também mostra-se bastante promissor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Prof. Robério Telmo Campos, Universidade Federal do Ceará

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Ceará (1976), mestrado em Economia Rural pela Universidade Federal do Ceará (1980) e Doutorado em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (1991). Foi membro da diretoria da SOBER como representante da região Nordeste, é associado e consultor da Revista da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural. Membro legendário da SOBER agraciado a partir de 2022. Professor titular do Departamento de Economia Agrícola da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Economia, com ênfase nas áreas de Administração Rural, Elaboração e Avaliação de Projetos Agrícolas, sob os pontos de vista privado, econômico e social, assim como nas áreas de risco e de capacidade de pagamento por água bruta em perímetros irrigados do Nordeste.

Downloads

Publicado

2023-09-11

Como Citar

Campos, R. T. (2023). UMA ABORDAGEM ECONOMÉTRICA DO MERCADO POTENCIAL DE CARNE DE OVINOS E CAPRINOS PARA O BRASIL. Revista Econômica Do Nordeste, 30(1), 26–47. https://doi.org/10.61673/ren.1999.1845

Edição

Seção

Artigos