UMA ABORDAGEM ECONOMÉTRICA DO MERCADO POTENCIAL DE CARNE DE OVINOS E CAPRINOS PARA O BRASIL

Autores/as

  • Robério Telmo Campos Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.1999.1845

Palabras clave:

Projeção, Carnes ovina e caprina, Mercado interno e externo, Brasil, Nordeste

Resumen

Estima a oferta e demanda potenciais de carnes ovina e caprina, no Nordeste e Brasil, objetivando dimensionar a produção em função do mercado existente para estes produtos. Para projetar a oferta usa o método paramétrico, ou seja, ajusta uma equação polinomial. Na projeção da demanda, emprega o método que agrega à função consumo clássica, as taxas de crescimento da renda per capita e da população e a elasticidade-renda da demanda. Conclui que existe um enorme déficit tanto atual quanto potencial de carnes ovina e caprina em nível de Nordeste e de Brasil. O mercado externo também mostra-se bastante promissor.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Robério Telmo Campos, Universidade Federal do Ceará

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Ceará (1976), mestrado em Economia Rural pela Universidade Federal do Ceará (1980) e Doutorado em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (1991). Foi membro da diretoria da SOBER como representante da região Nordeste, é associado e consultor da Revista da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural. Membro legendário da SOBER agraciado a partir de 2022. Professor titular do Departamento de Economia Agrícola da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Economia, com ênfase nas áreas de Administração Rural, Elaboração e Avaliação de Projetos Agrícolas, sob os pontos de vista privado, econômico e social, assim como nas áreas de risco e de capacidade de pagamento por água bruta em perímetros irrigados do Nordeste.

Publicado

2023-09-11

Cómo citar

Campos, R. T. (2023). UMA ABORDAGEM ECONOMÉTRICA DO MERCADO POTENCIAL DE CARNE DE OVINOS E CAPRINOS PARA O BRASIL. Revista Econômica Do Nordeste, 30(1), 26–47. https://doi.org/10.61673/ren.1999.1845

Número

Sección

Artigos