Efeito das rendas não-agrícolas para redução da pobreza e concentração

Authors

  • João Ricardo Ferreira de Lima Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
  • Djail Santos Universidade Federal da Paraíba - UFPB

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2009.353

Keywords:

Renda não-agrícola. Desigualdade. Pobreza.

Abstract

Analisa o papel das rendas não-agrícolas na redução da pobreza rural e na concentração de renda no Rio Grande do Norte, Paraíba e Ceará. Utiliza os microdados da PNAD/IBGE para os anos de 2003 e 2005. O modelo teórico está relacionado à oferta de mão-de-obra rural, focando a possibilidade de os membros da família se engajarem (ou não) em múltiplas fontes de emprego. O modelo empírico é o Tobit II, estimado por máxima pseudo-verossimilhança. Faz simulações nas rendas das famílias, buscando estimar a renda média, o nível de pobreza e o de concentração, na presença e na ausência das rendas não-agrícolas. Os resultados obtidos demonstram, com relação à concentração, que a renda não agrícola contribui para redução da concentração no ano chuvoso e no seco, reduzindo o índice de Gini. Sobre a pobreza rural, utilizando os índices FGT, tanto no caso da proporção de pobres, quanto no hiato da pobreza e severidade da pobreza, fica demonstrado que, independentemente de o ano ser chuvoso ou seco, as rendas não-agrícolas contribuem para redução da pobreza. Fica demonstrada a importância de o poder público adotar políticas públicas que estimulem a pluriatividade e/ou o acesso a rendas não-agrícolas.

Author Biographies

João Ricardo Ferreira de Lima, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal da Paraíba (1999), mestrado em Economia Rural [C. Grande] pela Universidade Federal da Paraíba (2002) e Doutorado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (2008). Foi Professor Adjunto da Universidade Federal da Paraíba entre 2003 e 2010. Atualmente é Pesquisador A da Embrapa Semiárido, professor do Programa de Pos-Graduação em Economia (PPGECON) da UFPE em Caruaru e professor Titular na Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina. Tem experiência na área de Economia Rural, com ênfase em Métodos Quantitativos. Pesquisa, principalmente, nos seguintes temas/metodologias: Análise de Mercado de Frutas produzidas no Semiárido, Pobreza e desigualdade rural, Pluriatividade, Região Nordeste; Mensuração de Eficiência; Amostra Complexa, Modelos de regressão para variável dependente categórica, Econometria de Séries Temporais, Data Envelopment Analysis (DEA) e Análise Estatística Multivariada.

Djail Santos, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Engenheiro Agrônomo (UENP-Campus Luiz Meneghel, 1990), Mestre em Solos e Nutrição de Plantas (UFLA, 1993) e Doutor em Crop and Soil Sciences ((Michigan State University, MSU, 1998). Professor Titular do Departamento de Solos e Engenharia Rural do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), atuando na área de Manejo e Conservação de Solo e Água. Foi Assessor de Pesquisa, vice-coordenador do PPG em Manejo de Solo e Água e coordenador do Curso de Agronomia. Diretor do CCA/UFPB (2009-atual). Membro do corpo docente do PPG em Ciência do Solo e do PPG em Agronomia, ministrando as disciplinas de Manejo e Conservação do Solo e Sistemas de Produção Orgânicos e Convencionais. É membro do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável e do Conselho Técnico Administrativo da EMATER-PB. Foi coordenador de programas e projetos vinculados a SECAD/MEC (Conexões de Saberes), SESu/MEC (PROEXT) e INCRA/MDA (PRONERA) com atuação em comunidades urbanas e rurais. Atualmente, coordena projetos PNPD/CAPES e PROEXT/SESu/MEC). Tem atuação em ensino, pesquisa e extensão com ênfase em manejo e conservação de solos, sistemas de produção, aptidão agrícola das terras, agroecologia, agricultura orgânica e agricultura familiar.

Published

2017-03-21

How to Cite

de Lima, J. R. F., & Santos, D. (2017). Efeito das rendas não-agrícolas para redução da pobreza e concentração. Revista Econômica Do Nordeste, 40(2), 263–282. https://doi.org/10.61673/ren.2009.353

Issue

Section

Artigos