AMPLIANDO O ACESSO À EDUCAÇÃO INFANTIL NO BRASIL: QUAL É O PAPEL DO GASTO PÚBLICO MUNICIPAL?

Autores/as

  • Isadora Salvalaggio Baggio Pontifícia Universidade Católica (PUC/PR)
  • Pedro Henrique Batista de Barros Universidade de São Paulo https://orcid.org/0000-0002-7968-0197
  • Adirson Maciel de Freitas Júnior Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2021.1057

Palabras clave:

Educação Infantil, Gasto Público Municipal, Econometria Espacial.

Resumen

Este trabalho busca investigar a distribuição espacial do acesso à Educação Infantil nos municípios brasileiros entre 2000 e 2010, além de investigar o impacto do aumento dos gastos municipais na oferta relativa de vagas nessa etapa de ensino. Utilizou-se como proxy o percentual de crianças entre zero e cinco anos com acesso à Educação Infantil, isto é, a creche ou a pré-escola. Constatou-se, por meio da Análise Exploratória de Dados Espaciais (AEDE), que o acesso não está distribuída espacialmente de forma aleatória, isto é, verificou-se uma autocorrelação espacial positiva para a Educação Infantil no Brasil. Esse fato levou à incorporação desse efeito na modelagem econométrica, procedimento que resultou no modelo Durbin Espacial (SDM) como o mais adequado, único a expurgar a dependência espacial dos resíduos. Verificou-se que o aumento dos gastos públicos municipais em Educação Infantil foi capaz de ampliar o acesso nessa etapa de ensino, além da presença de spillovers espaciais positivos para o aumento no acesso. Por fim, pode-se destacar um crescimento da Educação Infantil no Brasil entre 2000 e 2010, porém os municípios ainda se encontram distantes da sua universalização, fato que pode comprometer o desenvolvimento humano, social e econômico do país no longo prazo.

Biografía del autor/a

Pedro Henrique Batista de Barros, Universidade de São Paulo

Doutorando em Economia na FEA-USP.

Adirson Maciel de Freitas Júnior, Universidade de São Paulo

Doutorando em Economia na ESALQ-USP

Publicado

2021-07-07

Cómo citar

Baggio, I. S., Barros, P. H. B. de, & Freitas Júnior, A. M. de. (2021). AMPLIANDO O ACESSO À EDUCAÇÃO INFANTIL NO BRASIL: QUAL É O PAPEL DO GASTO PÚBLICO MUNICIPAL?. Revista Econômica Do Nordeste, 52(2), 41–61. https://doi.org/10.61673/ren.2021.1057

Número

Sección

Artigos