MICRO E PEQUENAS INDÚSTRIAS DO VALE DO SÃO FRANCISCO SERGIPANO: PERFIL E PERSPECTIVAS DE CRESCIMENTO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2001.1802

Palabras clave:

Indústria, Micro-empresa, Diagnóstico, Vale do São Francisco

Resumen

Apresenta o perfil das micro e pequenas indústrias do Vale do São Francisco Sergipano e de seus dirigentes. Também analisa as perspectivas de crescimento dessas indústrias, com base em indicadores selecionados e na opinião dos seus proprietários. Utilizando o método do levantamento, com a aplicação de questionário estruturado, foram realizadas 31 entrevistas com os empresários de indústrias de micro e pequeno porte instaladas em 15 municípios da região. Os empresários entrevistados, na sua maioria, possuem nível médio de escolaridade, são do sexo masculino e nasceram no próprio município onde atuam. As micro e pequenas indústrias do estudo atuam em ramos tradicionais, são empresas familiares, centralizadas, não observam aspectos legais quanto ao registro do empregado e à segurança do trabalho e enfrentam problemas principalmente nas áreas de finanças e vendas. Conclui que as perspectivas de crescimento dessas indústrias são boas, pois, apesar da diminuição do crescimento econômico no País, a maioria delas adquiriu novas máquinas, ampliou instalações físicas, aumentou o número de empregados e introduziu novos produtos.

Descargas

Biografía del autor/a

Josivania Silva Farias, Universidade Federal de Sergipe

Professora Associada da Universidade de Brasília (UnB), lotada no Departamento de Administração. Professora de Graduação em Administração (ADM/UnB); Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA/UnB); Professora do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva - Mestrado Profissional (PPGSC-MP); Administração (PPGA/UnB); graduada em Administração pela Universidade Federal de Sergipe/UFS (1996). Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Sergipe/UFS (2000). Doutora em Administração pela Universidade de Brasília/UnB (2010). Estágio Pós-Doutoral como Pesquisadora Visitante na Universidad Complutense de Madrid (2020). Tem cursos de especialização lato sensu em Gerenciamento de Empresas de Turismo (UFS-SE) e MBA em Marketing (FGV-RJ). Possui experiência na área de Administração, com ênfase em Marketing de Serviços e Inovação em Serviços. É Orientadora de Mestrado e Doutorado da Linha de Pesquisa: Estratégia, Marketing e Inovação (PPGA/UnB), cujas pesquisas abordam as seguintes temáticas: Services Marketing Innovation; Services Co-production; Value Co-Creation/Value Co-Destruction; ICT Adoption; Technologies Acceptance; Diffusion of Technologies and Innovations; Digital Literacy; Provider-User interaction mediated by ICT and Artificial Intelligence / AI etc.; Innovation in Public/Private Services - The government-citizen relationship, co-production of public services; co-creation of public value; the decision-making process of innovation designs; Absorptive Capacity; and collaborative governance in innovation ecosystems etc. É Líder do Grupo de Pesquisa: LinseLab - Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre Inovação Marketing em Serviços, certificado pelo CNPq. Possui 60 artigos completos publicados em periódicos científicos. Instagram: @linselab e @josivania1509 Twitter: @FariasJosivania

Rivanda Meira Teixeira, Universidade Federal de Sergipe

Rivanda Meira Teixeira possui mestrado em Administração de Empresas pelo COPPEAD/UFRJ (1979) e doutorado pela Cranfield University, Inglaterra (1996). Realizou pesquisa de pós-doutorado em gestão de turismo na Bournemouth University na Inglaterra (2000). Mais tarde, em 2001, envolveu-se num projeto de investigação sobre pequenos negócios turísticos e empreendedorismo em colaboração com a professora Alison Morrison na Strathclyde University, na Escócia. Em 2007 fez pós-doutorado na HEC, Montreal, Canadá, trabalhando em um projeto de pesquisa sobre o processo de empreendedorismo sob a orientação do prof. Filion. Em 2015 realizou pesquisa pós doutoral em empreendedorismo na FGV-SP, em colaboração com o prof. Tales Andreassi. Atuou como professora na Universidade Federal de Sergipe (UFS) por quase 32 anos. Após a conclusão do doutorado, participou na UFS como pesquisadora, professora e orientadora do Mestrado em Desenvolvimento e Meio ambiente (PRODEMA) e anos depois do Mestrado Profissional em Economia (NUPEC). Liderou a equipe de criação do curso de Mestrado em Administração de Empresas (PROPADM) na UFS em 2010. O mestrado foi iniciado em 2011 e atuou neste momento como a coordenadora do programa. Foi docente na Universidade Federal do Paraná por cerca de 10 anos e participou dos programas de Mestrado e Doutorado em Administração (PPGADM) como orientadora, professora e pesquisadora. Foi bolsista de produtividade do CNPq de 1998 a 2022. Seus principais interesses de pesquisa incluem Empreendedorismo Sustentável; Empreendedorismo e Inovação, Aprendizagem Empreendedora, Redes Sociais Empreendedoras; Empreendedorismo no Turismo e Gestão de Pequenos Negócios Turísticos; Pesquisa Qualitativa em Administração.

Publicado

2023-09-02

Cómo citar

Farias, J. S., & Teixeira, R. M. (2023). MICRO E PEQUENAS INDÚSTRIAS DO VALE DO SÃO FRANCISCO SERGIPANO: PERFIL E PERSPECTIVAS DE CRESCIMENTO. Revista Econômica Do Nordeste, 32(4), 994–1009. https://doi.org/10.61673/ren.2001.1802

Número

Sección

Artigos