INDUSTRIALIZAÇÃO DO NORDESTE E (DES) REGIONALIZAÇÃO

Autores/as

  • Wanderley Lívio Andrade Doutor em Administração de Empresas pela Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (São Paulo) e Professor do Curso de Mestrado em Economia da Universidade Federal da Bahia (UFBA)

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.1996.2118

Palabras clave:

Desenvolvimento Industrial, Integração Econômica, Inovações Tecnológicas, Brasil-Região Nordeste

Resumen

O artigo versa sobre o desenvolvimento industrial da Região Nordeste e apresenta alguns recortes ligados à questão regional. A referência analítica dá-se a partir dos conceitos de (des) regionalização, no âmbito de uma interpretação do tão citado termo globalização, também apresentando uma leitura sobre a recente industrialização regional e sobre a possibilidade de uma rearticulação locacional da indústria no País. Como resultado, é formulada uma tipologia para a Região, através de algumas categorias industriais (especializada, tradicional, distrital e turística). Concluindo, é sugerida a necessidade de se repensar o Nordeste segundo a emergência de novas estratégias de desenvolvimento regional.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

1996-01-29

Cómo citar

Lívio Andrade , W. (1996). INDUSTRIALIZAÇÃO DO NORDESTE E (DES) REGIONALIZAÇÃO. Revista Econômica Do Nordeste, 27(1), 13–35. https://doi.org/10.61673/ren.1996.2118

Número

Sección

Artigos