O impacto do marketing verde nas indústrias sucroalcooleiras de Alagoas

Autores/as

  • Juliana da Rocha Santos Universidade Federal de Alagoas - UFAL
  • Nelsio Rodrigues de Abreu Universidade Federal da Paraíba - UFPB
  • Renata Francisco Baldanza Universidade Federal da Paraíba - UFPB

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2009.356

Palabras clave:

Marketing verde. Meio ambiente. Setor Sucroalcooleiro Alagoano.

Resumen

O estudo analisa o impacto do marketing verde na indústria sucroalcooleira de Alagoas, procurando conhecer as influências da adoção de práticas ambientais. Utiliza na coleta de dados o método de múltiplos casos, com entrevistas que seguem um roteiro semi-estruturado e permitem perguntas de aprofundamento. Os resultados apontam o uso de ações de marketing verde de forma estratégica, impulsionando ações em prol do meio ambiente, visto que ir além do cumprimento da legislação vigente traz benefícios como a melhoria da imagem da empresa. Conclui também que, em se tratando de commodities, a observância das exigências mundiais até mesmo define a aprovação de investimentos e parcerias, e faz com que esses produtos entrem em mercados consumidores mais exigentes.

Biografía del autor/a

Juliana da Rocha Santos, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Graduada em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEAC) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

Nelsio Rodrigues de Abreu, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Possui Doutorado em Administração pela Universidade Federal de Lavras - UFLA, Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL e Graduação em Administração pela Universidade Federal de Viçosa - UFV. Atualmente é Professor Associado II da Universidade Federal de Paraíba/UFPB, lecionando no Curso de Administração do Departamento de Administração/DA e no Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA/UFPB. Coordenador do PPGA/UFPB. Líder do Grupo de Pesquisa Consumo e Cibercultura - GPCiber. Avaliador ad hoc INEP/MEC. Professor em cursos de Pós-Graduação nas disciplinas: Marketing Gerencial, Marketing de Serviços e Marketing & Diversidade, E-commerce, Empreendedorismo e Intra-empreendedorismo, Gestão de Organizações Públicas e Organização, Canais de Distribuição, Propaganda e Promoções, As Pessoas no Trabalho, Recrutamento e Seleção, Administração de Conflitos nas Organizações e Publicidade-Propaganda: Lançamentos e Desenvolvimento de Novos Produtos, e foi Coordenador de Extensão da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade/FEAC/UFAL, Coordenou do Curso de Especialização em EaD - Gestão em Saúde e o Curso de Especialização em Gestão da Organização Hospitalar. Tem experiência na área de Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: Marketing, Consumo, Diversidade e Serviços (especialmente LDS).

Renata Francisco Baldanza, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Doutora em Comunicação pela Universidade Federal da Bahia - UFBA. Mestre em Comunicação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, Especialista em Administração de Empresas com ênfase em Marketing e Graduada em Filosofia pela Faculdade de Ciências e Letras Santa Marcelina / MG. Atualmente atua como docente no curso de Administração na Universidade Federal da Paraíba, com as disciplinas de Publicidade e Propaganda e Pesquisa Aplicada. Realiza pesquisas com enfoque nas áreas Cibercultura, Tecnologias Móveis e Redes Sociais, Comunicação Organizacional, Marketing e Consumo.

Publicado

2017-03-21

Cómo citar

Santos, J. da R., de Abreu, N. R., & Baldanza, R. F. (2017). O impacto do marketing verde nas indústrias sucroalcooleiras de Alagoas. Revista Econômica Do Nordeste, 40(2), 311–330. https://doi.org/10.61673/ren.2009.356

Número

Sección

Artigos