ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS EN AMÉRICA LATINA. ESTUDIO DE CASO: COSTA RICA, MÉXICO Y BRASIL
DOI :
https://doi.org/10.61673/ren.2002.1839Mots-clés :
Turismo, Estratégias na Globalização, Gestão de um Cluster TurísticoRésumé
A estratégia dos agentes do setor turístico está se configurando competitivamente a partir de estruturas denominadas clusters. Neste trabalho se apresenta um modelo teórico referencial de Toledo et al. (2001) que analisa as dimensões da competitividade dos agentes que pertencem a un cluster turístico. O alcance da competitividade dos agentes é proporcional ao vetor resultante das estratégias competitivas, as estratégias cooperativas e as de relacionamento con os turistas. O modelo é desenvolvido e examinado através da metodologia estudo de caso. Os clusters turísticos escolhidos são Nordeste do Brasil, Costa Rica e México.
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Publié-e
2002-12-27
Comment citer
Toledo, G. L., Valdés, J. Álvarez, & Pollero, Álvaro C. (2002). ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS EN AMÉRICA LATINA. ESTUDIO DE CASO: COSTA RICA, MÉXICO Y BRASIL. Revista Econômica Do Nordeste, 33(4), 817–830. https://doi.org/10.61673/ren.2002.1839
Numéro
Rubrique
Artigos