INTERAÇÃO PESQUISA E EXTENSÃO NOS CENTROS DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL: PROPOSIÇÃO DE CRITÉRIOS PARA IMPLANTAÇÃO DE PROJETOS
DOI:
https://doi.org/10.61673/ren.2023.1373Parole chiave:
Universidades, Desenvolvimento Regional, Extensão Universitária, Inovação, Centro de Desenvolvimento Regional.Abstract
As universidades possuem múltiplos papeis, cuja base advém do conhecimento e aprendizagem. Outrossim, elas podem influenciar diretamente a adoção de inovações, constituindo-se em peças fundamentais para o desenvolvimento nacional e regional. Visando consolidar o papel da universidade ao desenvolvimento regional, foi criado o programa dos Centros de Desenvolvimento Regional (CDR). O intuito era alavancar o desenvolvimento regional brasileiro, utilizando as Instituições de Ensino Superior (IES) e a movimentação dos atores locais para a composição de carteiras de projetos, que utilizem o conhecimento e busquem melhorar a vida da sociedade. A iniciativa CDR, ainda em fase piloto, necessita de aperfeiçoamentos, inclusive na seleção e implementação. O objetivo deste trabalho é propor medidas de avanço na metodologia de seleção e implementação do CDR, na proposição de critérios para as regiões de atuação e para a definição das carteiras de projetos. Nessa perspectiva, é proposta uma metodologia que analisa os dados do Diretório de Grupos de Pesquisa (DGP) do Censo 2016 em três dimensões e indicadores. Os resultados principais mostram que a análise dos grupos de pesquisa é uma fonte de dados de extrema relevância para o CDR, uma vez que permite inferir com mais acurácia a potencialidade dos projetos em cada região.
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