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dc.contributor.authorLIMA, Maria Elza Ferreira-
dc.date.accessioned2020-01-13T14:37:51Z-
dc.date.available2020-01-13T14:37:51Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationLIMA, Maria Elza Ferreira. Comunicação Pública e Cidadania: um estudo de caso sobre a campanha cultura de paz em Maracanaú. Fortaleza: Banco do Nordeste do Brasil, 2012. (Série BNB Teses e Dissertações, n.37).pt_BR
dc.identifier.isbn978-85-7791-195-0-
dc.identifier.urihttp://s2dspg01.dreads.bnb:8080/s482-dspace/handle/123456789/100-
dc.description.abstractO presente estudo compreende cinco capítulos além da introdução, considerações finais, bibliografia e anexos. O capítulo inicial − intitulado Comunicação Pública: um debate contemporâneo − apresenta as tentativas de conceituação da comunicação pública, as suas raízes no Brasil e as áreas de aplicação, bem como um levantamento histórico da comunicação governamental no País, do Governo de Getúlio Vargas ao Governo Lula, destacando que, hoje, essa comunicação começa a se aproximar dos conceitos propostos pela comunicação pública. No segundo capítulo, debatemos os instrumentos de comunicação pública para o governo, demonstrando a apropriação, pela área governamental, dos mecanismos tradicionais da comunicação corporativa. Na diferenciação entre comunicação pública e comunicação governamental, nosso diálogo dá-se principalmente com Pierre Zémor, o pensador francês que embasou os estudos na academia brasileira, quando apresentamos propostas para a aplicação prática da comunicação pública. O terceiro capítulo − denominado Cidadania, esfera pública e o novo agendamento propiciado pela comunicação pública − mostra como a comunicação pública e cidadania se relacionam. Fazemos um levantamento histórico da evolução da cidadania no Brasil. Por último, mostramos que a comunicação pública e a cidadania são capazes de construir novas esfe- Conclusão 31 ras e agendas públicas que, de fato, sejam democráticas e que tragam ao debate assuntos de interesse da sociedade como um todo. No quarto capítulo, efetuamos uma apresentação do Município de Maracanaú, sua constituição como cidade e as démarches político-eleitorais. Também, aqui, traçamos a trajetória da comunicação governamental no município e a estrutura da Assessoria de Comunicação ao longo desse período. No quinto capítulo, apresentamos o estudo de caso sobre a Campanha Cultura de Paz da Prefeitura de Maracanaú. Também são detalhados os motivos que levaram o município, em parceria com a sociedade, a promover uma Cultura de Paz em Maracanaú. Para finalizar, apresentamos as considerações finais deste trabalho. Esta parte traz as principais conclusões a respeito da comunicação pública no governo, bem como as análises sobre o estudo de caso da Campanha Cultura de Paz da Prefeitura de Maracanaú. Finalizamos dizendo que esta dissertação tem elementos pré-textuais e pós-textuais, como anexos e apêndices.pt_BR
dc.publisherBanco do Nordeste do Brasilpt_BR
dc.relation.ispartofseriesBNB Teses e Dissertações;n. 37-
dc.subjectComunicação Públicapt_BR
dc.subjectPolíticas Públicaspt_BR
dc.subjectCidadaniapt_BR
dc.subjectDemocraciapt_BR
dc.subjectEsfera Públicapt_BR
dc.subjectTerceiro Setorpt_BR
dc.titleComunicação Pública e Cidadania: um estudo de caso sobre a campanha cultura de paz em Maracanaúpt_BR
dc.typeBookpt_BR
Aparece nas colecções:Série BNB Teses e Dissertações

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