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Título: Comunicação Pública e Cidadania: um estudo de caso sobre a campanha cultura de paz em Maracanaú
Autores: LIMA, Maria Elza Ferreira
Palavras-chave: Comunicação Pública
Políticas Públicas
Cidadania
Democracia
Esfera Pública
Terceiro Setor
Data: 2012
Editora: Banco do Nordeste do Brasil
Citação: LIMA, Maria Elza Ferreira. Comunicação Pública e Cidadania: um estudo de caso sobre a campanha cultura de paz em Maracanaú. Fortaleza: Banco do Nordeste do Brasil, 2012. (Série BNB Teses e Dissertações, n.37).
Relatório da Série N.º: BNB Teses e Dissertações;n. 37
Resumo: O presente estudo compreende cinco capítulos além da introdução, considerações finais, bibliografia e anexos. O capítulo inicial − intitulado Comunicação Pública: um debate contemporâneo − apresenta as tentativas de conceituação da comunicação pública, as suas raízes no Brasil e as áreas de aplicação, bem como um levantamento histórico da comunicação governamental no País, do Governo de Getúlio Vargas ao Governo Lula, destacando que, hoje, essa comunicação começa a se aproximar dos conceitos propostos pela comunicação pública. No segundo capítulo, debatemos os instrumentos de comunicação pública para o governo, demonstrando a apropriação, pela área governamental, dos mecanismos tradicionais da comunicação corporativa. Na diferenciação entre comunicação pública e comunicação governamental, nosso diálogo dá-se principalmente com Pierre Zémor, o pensador francês que embasou os estudos na academia brasileira, quando apresentamos propostas para a aplicação prática da comunicação pública. O terceiro capítulo − denominado Cidadania, esfera pública e o novo agendamento propiciado pela comunicação pública − mostra como a comunicação pública e cidadania se relacionam. Fazemos um levantamento histórico da evolução da cidadania no Brasil. Por último, mostramos que a comunicação pública e a cidadania são capazes de construir novas esfe- Conclusão 31 ras e agendas públicas que, de fato, sejam democráticas e que tragam ao debate assuntos de interesse da sociedade como um todo. No quarto capítulo, efetuamos uma apresentação do Município de Maracanaú, sua constituição como cidade e as démarches político-eleitorais. Também, aqui, traçamos a trajetória da comunicação governamental no município e a estrutura da Assessoria de Comunicação ao longo desse período. No quinto capítulo, apresentamos o estudo de caso sobre a Campanha Cultura de Paz da Prefeitura de Maracanaú. Também são detalhados os motivos que levaram o município, em parceria com a sociedade, a promover uma Cultura de Paz em Maracanaú. Para finalizar, apresentamos as considerações finais deste trabalho. Esta parte traz as principais conclusões a respeito da comunicação pública no governo, bem como as análises sobre o estudo de caso da Campanha Cultura de Paz da Prefeitura de Maracanaú. Finalizamos dizendo que esta dissertação tem elementos pré-textuais e pós-textuais, como anexos e apêndices.
URI: http://s2dspg01.dreads.bnb:8080/s482-dspace/handle/123456789/100
ISBN: 978-85-7791-195-0
Aparece nas colecções:Série BNB Teses e Dissertações

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