Utilize este identificador para referenciar este registo: s1dspp01.dmz.bnb:8443/s482-dspace/handle/123456789/189
Título: A agroindústria de alimentos de frutas e hortaliças no Nordeste e demais áreas de atuação do BNB: desempenho recente e possibilidades de políticas
Autores: SANTOS, José Ailton Nogueira dos
CARNEIRO, Wendell Márcio Araújo
BRAINER, Maria Simone de Castro Pereira
SOUZA, Gilzenor Satyro de
GAMA E SILVA, Carlos Enrique
Palavras-chave: Agroindústria de Alimentos
Nordeste
Frutas
Hortaliças
Data: 2008
Editora: Banco do Nordeste do Brasil
Citação: SANTOS, José Ailton Nogueira dos et al. A agroindústria de alimentos de frutas e hortaliças no Nordeste e demais áreas de atuação do BNB: desempenho recente e possibilidades de políticas. Fortaleza: Banco do Nordeste do Brasil, 2008. (Série Documentos do ETENE, n.24).
Relatório da Série N.º: Documentos do ETENE;n.24
Resumo: O BNB - ETENE decidiu pela realização da presente pesquisa, considerada uma complementação do estudo “Desempenho do Fruticultor do Nordeste do Brasil”, em que ficou evidenciada a desvinculação do planejamento agrícola do importante papel das unidades de processamento, bem como o agravamento dos problemas de mercado (interno e externo) para as frutas in natura no âmbito dos fruticultores nordestinos. A pesquisa teve como principal objetivo identificar e caracterizar as principais agroindústrias de frutas e hortaliças no Nordeste, procurando obter melhor entendimento de suas relações com os demais segmentos da cadeia e diagnosticando suas principais dificuldades, servindo de base para a elaboração de políticas em relação ao setor. Foram objetos da pesquisa os principais elos de processamento dessas matérias-primas vegetais: agroindústria, fornecedor (produtor rural e intermediário), organização, órgão de pesquisa, capacitação, assistência técnica ONGs, supermercados, dentre outros. As informações colhidas durante uma pesquisa recente realizada pelo BNB-Etene, que resultou na publicação “Fruticultura Nordestina: Desempenho Recente e Possibilidades de Políticas” foram importantes para fundamentar o presente trabalho com relação aos serviços de pesquisa, capacitação e assistência técnica. Neste trabalho houve a necessidade de complementar tais informações com a pesquisa e assistência técnica restrita ao norte do Espírito Santo, por não ter sido contemplado na pesquisa passada.
URI: http://s2dspg01.dreads.bnb:8080/s482-dspace/handle/123456789/189
ISBN: 978-85-7791-027-4
Aparece nas colecções:Série Documentos do ETENE

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2008_SDET_24.pdf3.39 MBAdobe PDFVer/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.