EFICIÊNCIA E QUALIDADE DA EDUCAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL EM SALVADOR-BA
DOI:
https://doi.org/10.61673/ren.2023.1384Palavras-chave:
Eficiência Técnica, Qualidade da Educação, IdebResumo
Ofertar uma educação de qualidade requer, além das condições materiais e humanas básicas para o funcionamento da escola, que os insumos disponíveis sejam utilizados de maneira eficiente. O objetivo deste artigo é identificar fatores exógenos à gestão escolar que impactam sobre a eficiência e qualidade das escolas públicas de 5º ano do ensino fundamental na cidade de Salvador. Aplicou-se o método Data Envelopment Analysis (DEA) em dois estágios aos dados do SAEB e do Censo Escolar 2015. No primeiro estágio identificou-se que 34% foram consideradas eficientes, evidenciando espaço para uma melhor gestão dos recursos. No segundo estágio identificou-se impacto positivo do percentual de professores com menor nível de esforço docente e da taxa de abandono sobre os índices de eficiência estimadosDownloads
Publicado
2023-06-27
Como Citar
Eskereski, S., Malbouisson, C., Costa, L. C. C., & Tiryaki, G. (2023). EFICIÊNCIA E QUALIDADE DA EDUCAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL EM SALVADOR-BA. Revista Econômica Do Nordeste, 54(2), 180–195. https://doi.org/10.61673/ren.2023.1384
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Econômica do Nordeste
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.