EFICIÊNCIA E QUALIDADE DA EDUCAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL EM SALVADOR-BA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2023.1384

Palabras clave:

Eficiência Técnica, Qualidade da Educação, Ideb

Resumen

Ofertar uma educação de qualidade requer, além das condições materiais e humanas básicas para o funcionamento da escola, que os insumos disponíveis sejam utilizados de maneira eficiente. O objetivo deste artigo é identificar fatores exógenos à gestão escolar que impactam sobre a eficiência e qualidade das escolas públicas de 5º ano do ensino fundamental na cidade de Salvador. Aplicou-se o método Data Envelopment Analysis (DEA) em dois estágios aos dados do SAEB e do Censo Escolar 2015. No primeiro estágio identificou-se que 34% foram consideradas eficientes, evidenciando espaço para uma melhor gestão dos recursos. No segundo estágio identificou-se impacto positivo do percentual de professores com menor nível de esforço docente e da taxa de abandono sobre os índices de eficiência estimados

Biografía del autor/a

Stefanie Eskereski

Mestrado em Economia. Praça da Piedade, 06 - Dois de Julho, Salvador - BA, 40070-010, stefanieskereski@gmail.com

Cláudia Malbouisson, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Doutorado em Economia. Professora Associada do Departamento de Economia - UFBA - Praça
da Piedade, 06 - Dois de Julho, Salvador - BA, 40070-010, cmalbo@ufba.br

Lilia Carolina Carneiro Costa, IME/UFBA

Doutorado em Estatística. Professora Associada do Departamento de Estatística - UFBA. Barão de Jeremoabo, s/n - Ondina, Salvador - BA, 40170-115, liliacosta@ufba.br

Gisele Tiryaki, FE/UFBA

Doutorado em Economia. Professora Associada. do Departamento de Economia - UFBA - Praça
da Piedade, 06 - Dois de Julho, Salvador - BA, 40070-010, gisele_fsilva@yahoo.com

Publicado

2023-06-27

Cómo citar

Eskereski, S., Malbouisson, C., Costa, L. C. C., & Tiryaki, G. (2023). EFICIÊNCIA E QUALIDADE DA EDUCAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL EM SALVADOR-BA. Revista Econômica Do Nordeste, 54(2), 180–195. https://doi.org/10.61673/ren.2023.1384

Número

Sección

Artigos