EVOLUÇÃO RECENTE E TENDÊNCIAS DA FRUTICULTURA NORDESTINA

Autores

  • Carlos Roberto Machado Pimentel Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.1998.2103

Palavras-chave:

Fruticultura-Produção-Nordeste, Fruticultura-Tendência-Nordeste, Brasil-Nordeste

Resumo

Objetiva caracterizar a evolução recente da fruticultura nordestina, bem como analisar a tendência da produção. Analisa as fontes de crescimento da produção da fruticultura e suas tendências em termos de negócio agrícola. Utiliza dados básicos obtidos na Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, correspondentes ao período de 1979 a 1994. Analisa as fontes de crescimento pelo modelo "Shift - share"; e a tendência da produção, considerando a taxa de crescimento do período estudado. Mostra que o efeito-área foi o principal responsável pela expansão da produção das culturas de coco, laranja, banana e caju. Para as culturas de manga, melão e abacaxi, o principal responsável pelo aumento da produção foi o rendimento. Argumenta que expansão da fruticultura na região deve considerar a disponibilidade de água atual e as perspectivas a médio prazo e salienta que o aumento da oferta de frutas deverá ser acompanhado da ampliação do setor agroindustrial e melhoramento dos processos de produção, principalmente, na aquisição de mudas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Roberto Machado Pimentel, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária

Doutor em Economia Rural pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Pesquisador do Centro Nacional de Pesquisa da Agroindústria Tropical (CNPAT) da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA)

Downloads

Publicado

1998-01-30

Como Citar

Pimentel, C. R. M. (1998). EVOLUÇÃO RECENTE E TENDÊNCIAS DA FRUTICULTURA NORDESTINA. Revista Econômica Do Nordeste, 29(1), 11–19. https://doi.org/10.61673/ren.1998.2103

Edição

Seção

Artigos