EFEITO DA ESCOLARIDADE DOS PAIS MEDIADO PELO TIPO DE ESCOLA NO DESEMPENHO EDUCACIONAL DOS ALUNOS DO MEIO URBANO E RURAL BRASILEIRO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2023.1237

Palabras clave:

Desigualdades Educacionais, Escolas Urbanas e Rurais, Escolas de Tempo Integral, Mediação Causal

Resumen

O estudo buscou mensurar o efeito indireto da escolaridade dos pais sobre o desempenho escolar dos filhos que estudam no 3º ano do ensino médio das escolas públicas urbanas e rurais brasileiras, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, por meio da mediação que é o tipo de escola que estudam, se são de tempo integral ou não. Foi utilizado o método de Efeito mediação Causal aplicado aos dados do SAEB 2017. Os resultados apontam que o nível de escolaridade dos pais influencia positivamente e significativamente o desempenho dos estudantes em pontuações de testes. Esse efeito é potencializado pelas escolas de tempo integral, principalmente para os alunos de escolas rurais e quando as mães possuem o nível superior completo. Os resultados encontrados permitem sugerir a ampliação de escolas de tempo integral e do nível de escolaridade dos pais, pois importante são essas características para o bom desempenho dos alunos.

Biografía del autor/a

Nataniele dos Santos Alencar, Universidade Federal do Ceará

Economista. Doutoranda em Economia Rural pelo Programa de Pós-Graduação em Economia Rural (PPGER-UFC). Av. Mister Hull, 2977 – Campus do Pici, Bloco 826. Fortaleza- Ceará, Brasil. CEP 60.440-970. nataniele-santos@hotmail.com

Jair Andrade de Araujo, Universidade Federal do Ceará

Engenheiro de Pesca. Doutor em Economia pela Universidade Federal do Ceará (CAEN-UFC). Professor Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Economia Rural (PPGER - UFC). Av. Mister Hull, 2977 – Campus do Pici, Bloco 826. Fortaleza- Ceará, Brasil. CEP 60.440-970. jaraujoce@gmail.com

Wellington Ribeiro Justo, Universidade Regional do Cariri e Programa de Pós-graduação em Economia (PPGECON-UFPE)

Engenheiro Agrônomo e Economista. Doutor em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (PIMES-UFPE). Professor associado da Universidade Regional do Cariri (URCA) e Professor do Programa de Pós-graduação em Economia (PPGECON-UFPE). Rua Cel. Antonio Luiz, 1161 – Pimenta. Crato - Ceará, Brasil. CEP: 63105-000. E-mail: justowr@yahoo.com.br

Diogo Brito Sobreira, Universidade Federal do Ceará

Economista. Doutor em Economia Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada da Universidade Federal de Viçosa (PPGEA/UFV). Pesquisador de pós-doutorado no Departamento de Economia Agrícola da Universidade Federal do Ceará (UFC/FUNCAP). Av. Mister Hull, 2977 – Campus do Pici, Bloco 826. Fortaleza - Ceará, Brasil. CEP 60.440-970. diogobsobreira@gmail.com

Publicado

2023-06-27

Cómo citar

Alencar, N. dos S., Araujo, J. A. de, Justo, W. R., & Sobreira, D. B. (2023). EFEITO DA ESCOLARIDADE DOS PAIS MEDIADO PELO TIPO DE ESCOLA NO DESEMPENHO EDUCACIONAL DOS ALUNOS DO MEIO URBANO E RURAL BRASILEIRO. Revista Econômica Do Nordeste, 54(2), 8–30. https://doi.org/10.61673/ren.2023.1237

Número

Sección

Artigos