ENSINO SUPERIOR E REGIÃO: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA A ANÁLISE DO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.61673/ren.2023.1345Palabras clave:
Interiorização, Desenvolvimento RegionalResumen
O presente artigo trata da expansão recente do ensino superior de cunho federal no Brasil por meio da abertura de novas unidades, ou expansão das já existentes, de Universidades Federais e Institutos Federais. Objetivou-se trazer notas metodológicas que permitem a sua análise. Para tal, partiu-se da observação da metodologia proposta pela OCDE para as questões que se relacionam com as interações entre o Ensino Superior e a(s) Região(ões). Conclusivamente, se percebeu que a metodologia utilizada pela OCDE dista significativamente da realidade brasileira em diferentes pontos. Sendo assim, se propôs que o estudo do caso brasileiro deve-se valer de um conjunto de procedimentos qualitativos que se alinhem a procedimentos quantitativos. Ou seja, a complexidade do tema e do cenário brasileiro caminha na direção de que se devem adotar procedimentos metodológicos que, concatenados, permitam a construção de uma visão holística do objeto de pesquisa.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista Econômica do Nordeste
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.