ENSINO SUPERIOR E REGIÃO: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA A ANÁLISE DO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.61673/ren.2023.1345Palavras-chave:
Interiorização, Desenvolvimento RegionalResumo
O presente artigo trata da expansão recente do ensino superior de cunho federal no Brasil por meio da abertura de novas unidades, ou expansão das já existentes, de Universidades Federais e Institutos Federais. Objetivou-se trazer notas metodológicas que permitem a sua análise. Para tal, partiu-se da observação da metodologia proposta pela OCDE para as questões que se relacionam com as interações entre o Ensino Superior e a(s) Região(ões). Conclusivamente, se percebeu que a metodologia utilizada pela OCDE dista significativamente da realidade brasileira em diferentes pontos. Sendo assim, se propôs que o estudo do caso brasileiro deve-se valer de um conjunto de procedimentos qualitativos que se alinhem a procedimentos quantitativos. Ou seja, a complexidade do tema e do cenário brasileiro caminha na direção de que se devem adotar procedimentos metodológicos que, concatenados, permitam a construção de uma visão holística do objeto de pesquisa.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Econômica do Nordeste
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.