ENSINO SUPERIOR E REGIÃO: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA A ANÁLISE DO BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2023.1345

Palavras-chave:

Interiorização, Desenvolvimento Regional

Resumo

O presente artigo trata da expansão recente do ensino superior de cunho federal no Brasil por meio da abertura de novas unidades, ou expansão das já existentes, de Universidades Federais e Institutos Federais. Objetivou-se trazer notas metodológicas que permitem a sua análise. Para tal, partiu-se da observação da metodologia proposta pela OCDE para as questões que se relacionam com as interações entre o Ensino Superior e a(s) Região(ões). Conclusivamente, se percebeu que a metodologia utilizada pela OCDE dista significativamente da realidade brasileira em diferentes pontos. Sendo assim, se propôs que o estudo do caso brasileiro deve-se valer de um conjunto de procedimentos qualitativos que se alinhem a procedimentos quantitativos. Ou seja, a complexidade do tema e do cenário brasileiro caminha na direção de que se devem adotar procedimentos metodológicos que, concatenados, permitam a construção de uma visão holística do objeto de pesquisa. 

Biografia do Autor

Maria Nainam Silvino Araújo dos Santos, Fundação Joaquim Nabuco - Fundaj

Economista. Mestre em Administração e Desenvolvimento Rural. R. Dois Irmãos, 92. Apipucos, Recife, PE. 52171-010. marianainam@gmail.com

Luis Henrique Romani de Campos, Fundação Joaquim Nabuco - Fundaj

Economista. PhD em Economia. Pesquisador titular da Fundação Joaquim Nabuco. R. Dois Irmãos, 92. Apipucos, Recife, PE. 52171-010. luis.campos@fundaj.gov.br.

Downloads

Publicado

2023-06-27

Como Citar

Araújo dos Santos, M. N. S., & de Campos, L. H. R. (2023). ENSINO SUPERIOR E REGIÃO: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA A ANÁLISE DO BRASIL. Revista Econômica Do Nordeste, 54(2), 103–119. https://doi.org/10.61673/ren.2023.1345

Edição

Seção

Artigos