ENSINO SUPERIOR E REGIÃO: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA A ANÁLISE DO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.61673/ren.2023.1345Parole chiave:
Interiorização, Desenvolvimento RegionalAbstract
O presente artigo trata da expansão recente do ensino superior de cunho federal no Brasil por meio da abertura de novas unidades, ou expansão das já existentes, de Universidades Federais e Institutos Federais. Objetivou-se trazer notas metodológicas que permitem a sua análise. Para tal, partiu-se da observação da metodologia proposta pela OCDE para as questões que se relacionam com as interações entre o Ensino Superior e a(s) Região(ões). Conclusivamente, se percebeu que a metodologia utilizada pela OCDE dista significativamente da realidade brasileira em diferentes pontos. Sendo assim, se propôs que o estudo do caso brasileiro deve-se valer de um conjunto de procedimentos qualitativos que se alinhem a procedimentos quantitativos. Ou seja, a complexidade do tema e do cenário brasileiro caminha na direção de que se devem adotar procedimentos metodológicos que, concatenados, permitam a construção de uma visão holística do objeto de pesquisa.
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