Voltar BNB, MDS e Governo do RN realizam ações conjuntas para impulsionar microcrédito e inclusão social

BNB, MDS e Governo do RN realizam ações conjuntas para impulsionar microcrédito e inclusão social
Institucional Natal (RN), 18/09/2023

Uma comitiva formada por representantes do Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome (MDS), do Governo do Rio Grande do Norte e do Banco do Nordeste (BNB) esteve hoje, 15, em Mossoró, para lançar uma série de ações voltadas ao estímulo do empreendedorismo e inclusão social. Participaram da visita o ministro Wellington Dias, a governadora Fátima Bezerra e o presidente do BNB, Paulo Câmara.

Durante o evento principal da visita ministerial, o lançamento do pacto do Plano Brasil Sem Fome, o presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, assinou contratos de financiamento com clientes dos programas de microcrédito rural (Agroamigo) e urbano (Crediamigo) da instituição, contemplando projetos de empreendedores locais que trabalham com cajucultura, avicultura e bovinocultura de leite, além de comércio de confecções.

A programação também incluiu assinatura de protocolo de intenções do MDS com o Governo do RN para contratação de pessoas do CadÚnico em empresas terceirizadas, bem como acordos com a Federação dos Municípios do RN (Femurn) e a empresa BrisaNet para contratação de mão de obra. Além disso, foram entregues certificados a trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) que concluíram o CapacitaSUAS.

O presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, destacou que o evento representou uma oportunidade de realização de parcerias em favor da população da Região. “O BNB sabe da importância de estar junto das políticas públicas do Governo Federal, principalmente no combate à fome e à miséria. Os dados do Agroamigo, por exemplo, mostram que 76% das pessoas que estão no programa também fazem parte do Bolsa Família. Essas políticas precisam estar muito juntas, para que as pessoas possam avançar, cidades possam crescer, para que a região possa se desenvolver”, afirmou. 

União de forças

O ministro Wellington Dias finalizou destacando que o Banco do Nordeste desempenha um papel fundamental na integração social e econômica da região: "O presidente Lula orienta que a gente trabalhe sempre de forma integrada. Em sua área de atuação, o BNB é um grande parceiro também do social. Faz a economia crescer em todos os segmentos, dando também a mão aos mais pobres. Isso é bom para o Brasil".

“Estamos numa nova conjuntura, ampliando os recursos destinados ao Rio Grande do Norte, mais crédito que chega para promover o empreendedorismo em nosso estado nas áreas rural e urbana. Essa parceria com o BNB está crescendo e trazendo aquilo que o nosso povo mais precisa, que é o desenvolvimento com geração de emprego e melhoria de renda do nosso povo”, declarou a governadora do RN, Fátima Bezerra.

O diretor de Planejamento do BNB, Aldemir Freire, acrescentou que o Banco é um grande parceiro no processo de inclusão social no Brasil e no Nordeste, haja vista a atuação de seus programas de microfinanças. “Nesse ano, dos R$ 3 bilhões que o Banco vai emprestar no Rio Grande do Norte, um terço será com microcrédito, para inclusão produtiva de pessoas que estão empreendendo e garantindo dignidade, renda e trabalho".

TAGS
crediamigo agroamigo microfinanças mds inclusão social fome zero imprensa