Voltar CCBNB Sousa inicia programação especial com exibição de documentário sobre Patativa do Assaré

CCBNB Sousa inicia programação especial com exibição de documentário sobre Patativa do Assaré
Cultura João Pessoa (PB), 02/04/2019

A partir de amanhã, 3, começará a programação de cinema especial "Abril para Leitura" no Centro Cultural Banco do Nordeste Sousa (CCBNB Sousa). Na ocasião será exibido o documentário "Patativa do Assaré - Ave Poesia", às 19h, no Teatro Multifuncional. Apresentado gratuitamente, o longa cobre a vida e obra do poeta cearense conhecido pelo ritmo poético e musicalidade única em suas poesias.

Dirigido pelo cineasta Rosemberg Carity, o documentário apresenta a história de vida do poeta, perpassando pelos âmbitos pessoal, artístico e político. A obra é resultado de 27 anos de coleta de materiais, que não só apresenta Patativa do Assaré, como também mostra a importância histórica do artista. Tudo isso é visto por meio de depoimentos concedidos, em diversas épocas, por familiares, amigos e admiradores do poeta.

Compositor e músico cearense, Antônio Gonçalves da Silva, o Patativa do Assaré, foi uma das figuras mais importantes na cultura popular do país. Com pouco estudo e cego de um olho, Antônio criou versos tão belos que foram comparado ao canto do pássaro Patativa, o que lhe rendeu o apelido. Além de versos bonitos, suas poesias serviram também como instrumento de resistência.

Cinema especial "Abril para Leitura"

A programação especial do CCBNB Sousa contempla exibição de documentários, ao longo do mês de abril, que tratam de visibilizar ícones do cenário artístico nordestino. No dia 8 será exibido "Na estrada com Zé Limeira", que expõe memórias do poeta e repentista paraibano, e no dia 30 é a vez de "Cego Aderaldo - cantador e o mito", o maior nome da poesia cantada e improvisada do Brasil.

SERVIÇO:

O quê? Cinema Especial "Abril para Leitura": Patativa do Assaré - Ave Poesia (Dir. Rosemberg Cariry)

Quando? 3/4, às 19h

Onde? Centro Cultural Banco do Nordeste Sousa (Rua Cel. José Gomes de Sá, 7, Centro – Sousa)

Mais informações: (83) 3522-2980

TAGS
ccbnb sousa documentário programação especial patativa do assaré cinema especial