Voltar Reinvestimento do IR e isenção de tributos são vantagens apresentadas pelo BNB e Sudene para quem investe no Nordeste, MG e ES

Reinvestimento do IR e isenção de tributos são vantagens apresentadas pelo BNB e Sudene para quem investe no Nordeste, MG e ES
Apresentação feita pelo BNB e SUDENE no Conselho Regional de Economia de São Paulo (Corecon-SP), na capital paulista sobre o benefício do Reinvestimento do IR e isenção de tributos para quem investe no Nordeste, MG e ES
Desenvolvimento Territorial São Paulo (SP), 27/03/2024

Empresas instaladas nos nove estados nordestinos e em partes de Minas Gerais e do Espírito Santo podem utilizar até 30% do seu imposto de renda devido para reinvestimento no próprio empreendimento. Essa foi uma das vantagens destacadas pelo Banco do Nordeste (BNB) e pela Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) para quem decide investir na área de atuação das duas instituições.

A apresentação feita nesta quarta-feira, 27, no Conselho Regional de Economia de São Paulo (Corecon-SP), na capital paulista, serviu para explicar o benefício. Segundo o gerente em exercício do Ambiente de Distribuição e Suporte de Fundos de Investimento do BNB, Alonso Marinho Júnior, o Reinvestimento pode ser utilizado para compra de equipamentos e modernização de parque e é válido para empresas optantes pelo regime de tributação de lucro real que atuam nos setores de agroindústria, indústria, infraestrutura e de turismo.

“O recurso fica investido em uma conta do Banco do Nordeste, sem tarifa, e ainda é remunerado pela taxa Selic. É um benefício que pode e deve ser aproveitado por empresas da região ou de fora que queriam investir na área da Sudene”, avalia Alonso.

Isenções
O coordenador de incentivos fiscais da Sudene, Silvio Carlos do Amaral e Silva, detalhou outras vantagens administradas pela Sudene, como a oportunidade de redução de 75% do imposto de renda e até a isenção desse tributo para empreendimentos de informática amparados pelo Programa de Inclusão Digital do Governo Federal. A área de Sudene, que coincide com o perímetro de atuação do BNB, inclui 2.074 municípios. “Para nós, é um importante momento de falar com os empresários e mostrar que eles podem deixar de recolher o imposto de renda para investirem nas suas próprias empresas, aumentando o número de emprego e desenvolvendo a nossa região de atuação”, destaca Silvio.

O gerente do escritório do Escritório de Promoção, Atração de Investimentos e Relacionamento Institucional do Banco do Nordeste em São Paulo, Alan Luz, apresentou os resultados da instituição e as oportunidades negociais que o BNB oferece. O gestor colocou sua equipe à disposição do empresariado paulista. O presidente do Corecon-SP, Pedro Afonso Gomes, ressaltou a parceria entre o banco do desenvolvimento e o órgão representativo dos economistas.

 

TAGS
fne inovação tecnologia desenvolvimento regional semiárido industria incentivo fiscal imposto de renda