Fundeci apoia Senar na capacitação de produtores rurais do Vale do Piranhas
Produtores rurais do Vale do Piranhas participaram do curso de "Operação de tratores agrícolas em imóveis rurais", realizado em Sousa. A capacitação é oferecida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), por meio de edital do Fundo de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Fundeci) do Banco do Nordeste.
O curso integra uma das etapas do Programa de Desenvolvimento Territorial (Prodeter) para o Vale do Piranhas, que elegeu a cocoicultura como potencial econômico a ser explorado pela região. O sexto treinamento encerrou-se em outubro, e as dez capacitações serão concluídas até fevereiro de 2021.
Os produtores são treinados para operar e promover a manutenção dos tratores agrícolas. Também aprendem a usar as plataformas de regulagem das máquinas, noções de segurança do trabalho, acoplagem e operação do implemento.
José Cunha, agente de desenvolvimento do BNB, lembra que a capacitação faz parte do Plano de Ação Territorial (PAT), que tem o objetivo de qualificar a atividade na região. "Com esse curso, os produtores poderão implantar tecnologias para melhorar a produção e assim cumprir a proposta do Prodeter de estimular a cadeia produtiva da cocoicultura em nossa região", destaca.
Fundeci
O Fundo de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Fundeci), administrado pelo Banco do Nordeste, é um mecanismo financiador de projetos de pesquisa, difusão tecnológica e, a partir de 2017, também projetos de inovação, com vistas ao desenvolvimento, adaptação ou aperfeiçoamento de produtos e processos de interesse para o setor produtivo da Região. Promove competências técnico-científicas existentes na Região e, simultaneamente, têm permitido a elevação do nível de articulação com os atores do processo de desenvolvimento tecnológico e inovação, inclusive com a recente atuação em conjunto com o Hub de Inovação Banco do Nordeste, ampliando a presença do BNB nesse ambiente e fortalecendo sua imagem institucional perante a comunidade científica nordestina.